Sala de Imprensa Sala de Imprensa Notícias CAPES e Comissão de Reitores da Região Norte tratam sobre edital de cooperação acadêmica
Assimetrias Regionais

CAPES e Comissão de Reitores da Região Norte tratam sobre edital de cooperação acadêmica

Publicado: Quarta, 21 Fevereiro 2018 14:59 , Última Atualização: Sexta, 23 Fevereiro 2018 10:49

A Comissão Permanente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e dos Representantes do Fórum de Reitores da Região Norte reuniu-se nesta quarta-feira, 21, na sede da fundação, em Brasília, com objetivo de discutir os aspectos finais da elaboração do edital que selecionará propostas para implantação de redes de cooperação acadêmica naquela região.

21022018 reuniao forum reitores regiao norte 0084

O objetivo da ação é fortalecer e melhorar qualitativamente o desempenho dos programas de pós-graduação situados no Norte do país, como explicou o presidente da CAPES, Abílio Baeta Neves. “A Região Norte tem peculiaridades, demandas especiais, desafios e problemas, razão pela qual não podemos continuar usando os mesmos instrumentos de fomento utilizados para o resto do país. Precisamos ter sensibilidade e trabalhar para que, de fato, selecionemos os encaminhamentos mais adequados para alcançar os melhores resultados no fomento ao desenvolvimento da pós-graduação da região”, disse.

O reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e presidente do Fórum de Reitores das IFES da Região Norte, Jefferson Fernandes do Nascimento, ressaltou a importância do trabalho do grupo. “Estamos nos deparando com o aumento das assimetrias entre as regiões. A região Norte, do ponto de vista de avanço na pós-graduação, vem decaindo. Por isso, estamos satisfeitos com o trabalho que a comissão vem desenvolvendo desde o ano passado e que culminará com o lançamento do edital”, explicou.

21022018 reuniao forum reitores regiao norte 0077

Para a diretora de Avaliação da CAPES e membro da comissão, Rita de Cássia Barradas Barata, o edital em questão é um instrumento de fortalecimento para os programas. “Por ter entrado tardiamente no sistema de pós-graduação e por dispor de uma séria de caraterísticas geográficas e demográficas próprias, para a região Norte é extremamente importante esse tipo de política de indução realizada pela CAPES. Nossa expectativa é que universidades mais distantes e mais recentes possam se fortalecer e crescer como cresceram em outras regiões do país”, disse.

21022018 reuniao forum reitores regiao norte 0075

Comissão
A Comissão Permanente da CAPES e dos Representantes do Fórum de Reitores da Região Norte foi instituída com o objetivo de formular, desenvolver e acompanhar políticas e ações para promover a diminuição das assimetrias regionais e interregionais com base no Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG 2011-2020) e em demandas complementares das instituições de ensino e pesquisa da região.

(Gisele Novais – Brasília - CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura “CCS/CAPES”

Compartilhe o que você leu