Sala de Imprensa Sala de Imprensa Notícias CAPES tem sala de interação na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
SNCT

CAPES tem sala de interação na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado: Quarta, 25 Outubro 2017 17:15 , Última Atualização: Quinta, 26 Outubro 2017 10:10

Desde o começo desta semana, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está presente, com estande, na 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília. Este ano, além do tradicional atendimento sobre os programas da fundação, o espaço conta com apresentação do Portal Britannica Escola e uma sala interativa. O evento segue até domingo, 29 de outubro.

25102017 materia estande snct Estande

Interatividade
Uma das interações durante esta semana, aconteceu com o professor Mikiya Muramatsu, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e responsável pelo projeto Arte e Ciência no Parque, que surgiu com os objetivos de disseminar conhecimentos científicos entre o público leigo e despertar o interesse de jovens para a ciência. Veja página e acesse os arquivos do projeto do professor Muramatsu .

25102017 materia estande snct muramatsu

Pesquisadores a bordo do navio JOIDES Resolution, que está navegando no mar da Austrália pela Expedição 369 - Australia Cretaceous Climate and Tectonics, também interagiram com o público presente. Esta expedição faz parte do programa IODP/CAPES-Brasil. A equipe mostrou alguns aspectos de como funcionam pesquisas a bordo de um navio. Novas conferências com a tripulação do JOIDES Resolution estão previstas no estande da CAPES nos dias 26 de outubro (quinta-feira, às 15h), 27 de outubro (sexta-feira, às 10h) e 28 de outubro (sábado, às 15h). Para participar, basta comparecer no estande da CAPES no horário citado. O local comporta grupos de 30 pessoas por sessão.

Expedição 369 – IODP/CAPES-Brasil
A Expedição 369 navega pelo oceano Índico a bordo do navio Joides Resolution, um navio de perfuração para coleta de amostras do subsolo marítimo que podem vir de quilômetros de profundidade. O objetivo dessas coletas é o estudo das camadas geológicas da Terra, acúmulos de sedimentos, rochas e materiais orgânicos de milhões de anos, que podem trazer informações importantes sobre o passado do planeta, como as mudanças climáticas por que passou, as atividades vulcânicas e a divisão dos continentes.

Um dos co-chefes da expedição, o micropaleontólogo do Smithsonian Museum, Brian Huber destaca a importância do estudo do período Cretáceo por ser o momento em que a emissão de gás carbônico na atmosfera era alta e ocorreram nos oceanos os chamados eventos anóxicos, ou seja, ausentes de oxigênio e altamente relacionados ao momento de extinção dos dinossauros. Esses dois eventos são verificados hoje no planeta por ações humanas e avançam com muito mais rapidez do que ocorreu no passado. “A compreensão do passado nos ajudará a prever o futuro” destaca Huber, que com o geofísico britânico Richard Hobbs, analisa microfósseis e ondas sísmicas das amostras coletadas com uma equipe de cientistas vinda do mundo todo, inclusive do Brasil através da Capes.

25102017 materia estande snct IODP 2

Os participantes das sessões poderão conhecer o trabalho e conversar com cientistas de expedição científica marítima na Austrália. Durante os dois meses de navegação, a equipe de divulgação a bordo do navio, formada por Charissa Ruth, de Nova Iorque, Estados Unidos, Vivien Cummings, de Essex, Inglaterra, e Cristiane Delfina, de Campinas, São Paulo, e a primeira agente de divulgação brasileira a bordo, realizam eventos ao vivo mostrando um pouco do navio JOIDES Resolution e os trabalhos ali realizados.

Escolas brasileiras participaram pela primeira vez destes eventos e ficaram muito felizes com a possibilidade de ver na prática cientistas trabalhando. “Tenho certeza que o evento ajudará muito os nossos alunos a ingressarem em carreiras de cunho científico!”. Essa foi uma das opiniões recebidas após o evento. Mais interações estão agendadas para o final de outubro e todo o mês de novembro. A maior parte dos agendamentos do Brasil são de turmas de ensino médio, momento em que os estudantes devem escolher uma carreira para seguir e muitas vezes não compreendem bem para onde carreiras em Ciências, como Geologia, podem levá-los. Um navio no Oceano Índico é uma das possibilidades.

Britannica Escola
O portal Britannica Escola é uma parceria da CAPES com a Encyclopædia Britannica, uma das mais conhecidas e conceituadas editoras do mundo. Além dos tradicionais verbetes e notas biográficas, a interface da Britannica Escola possui recursos multimídia como imagens e vídeos, atlas e jogos. A página também traz notícias diárias voltadas para as crianças. O portal é gratuito e está em português. Além dos treinamentos que serão apresentados no estande, o portal Britannica Escola oferta, todo mês, treinamentos online voltados a professores. Confira aqui o calendário de treinamentos para o mês de novembro.

25102017 materia estande snct Britannica

Semana Nacional de C&T
A 14ª SNCT 2017 tem como tema “A Matemática Está em Tudo!” O evento é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 14ª SNCT é de 23 a 29 de outubro de 2017. A entrada é gratuita.

Acesse o site da Semana e fique por dentro da programação.

Brasília - CCS/CAPES )

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Compartilhe o que você leu