Sala de Imprensa Sala de Imprensa Notícias Formação de docentes em exercício é desafio para países do Mercosul
Reunião internacional

Formação de docentes em exercício é desafio para países do Mercosul

Publicado: Terça, 03 Outubro 2017 15:14 , Última Atualização: Terça, 03 Outubro 2017 15:16

03102017 reuniao mercosul img 1658

Gestores do Setor Educacional do Mercosul (SEM) iniciaram um ciclo de reuniões, nesta terça-feira, 3, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília. Os encontros têm o objetivo de atualizar os representantes sobre o estado das políticas da comunidade de nações.

Até o dia 6 de outubro, estão previstos encontros do Comitê Coordenador Regional (CCR), do Comitê Assessor do Fundo Educacional (CAFEM) e da Comissão Regional Coordenadora de Formação Docente (CRCFD). Além dos encontros setoriais, os três órgãos farão reuniões conjuntas. A CAPES representa o Brasil na CRCFD.

03102017 reuniao mercosul img 1661

Na reunião da Comissão de Formação Docente, realizada nesta terça-feira, 3, estiveram presentes Florencia Lagar, do Instituto Nacional de Formación Docente da Argentina; Laura Delvalle, do Ministério da Educação do Paraguai; e Luis Garibaldi, do Ministério da Educação do Uruguai. Os representantes apresentaram os desafios comuns dos países do Mercosul: atrair talentos e formar docentes em exercício.

Para Izabel Pessoa, da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, é necessário encontrar caminhos para superar os desafios da integração regional. “Por exemplo, o programa de estágio Pasantías aproxima instituições e docentes formadores. Contudo, o intercâmbio precisa ter continuidade após o fim dos estágios”, enfatiza Izabel.

A CAPES gerencia três programas de formação docente: o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), voltado para professores em exercício; o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que apoia alunos de licenciatura; e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), rede de educação a distância formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior para pessoal atuante na educação básica.

03102017 reuniao mercosul img 1676

A rodada de encontros é a primeira desde que o Brasil assumiu a presidência rotativa semestral do SEM, em junho de 2017. O SEM coordena as políticas educacionais do bloco.

Acesse a página do Setor Educacional do Mercosul.

Confira a seleção para o programa de estágio internacional Pasantías, do SEM.

(Brasília – CCS/CAPES)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Compartilhe o que você leu