Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (PROSUC)

Publicado: Terça, 29 Agosto 2017 16:43 , Última Atualização: Quinta, 05 Setembro 2019 13:33

Objetivos

Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, o Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Particulares (PROSUC) tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos por Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), por meio da concessão de bolsas de estudo e taxas escolares, nos níveis de mestrado e doutorado.

Requisitos para participar do programa

Poderão solicitar apoio ao PROSUC, as ICES que mantiverem programas de pós-graduação stricto sensu aprovados pela Capes com nota igual ou superior a 3 (três).

As ICES que tenham interesse em ingressar no PROSUC poderão, por meio de suas Pró-Reitorias de Pós-Graduação, entrar em contato com a Capes pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para o esclarecimento de dúvidas.

Como funciona

As bolsas de estudo, bem como as taxas escolares, são gerenciadas pelas Pró-Reitorias de Pós-Graduação das ICES, ou unidade equivalente. Por isso, os discentes interessados em obter uma bolsa de pós-graduação do PROSUC deverão entrar em contato com as Pró-Reitorias de Pós-Graduação de suas respectivas ICES.

O exame de solicitações dos candidatos, a seleção e o acompanhamento das bolsas e das taxas escolares são atribuições da Comissão de Bolsas PROSUC/Capes no Programa de Pós-Graduação.

Informação aos beneficiários

Todos os beneficiários devem repassar mensalmente à instituição a qual estão vinculados o valor depositado pela Capes em suas contas bancárias. Essa exigência se aplica apenas ao período de vigência do benefício.

Cobranças indevidas podem ser denunciadas no Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, conforme instruções na página da Capes: http://capes.gov.br/acessoainformacao/denuncias

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA)

Link: https://scba.capes.gov.br 

Vídeo aula de treinamento para o SCBA

Acordo Capes-IMPA (PICME)

A Capes promove o fomento à formação dos jovens medalhados nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no âmbito do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), acordo firmado entre esta Fundação e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), sob responsabilidade deste, mediante a concessão de bolsas do PROSUC.

Para mais informações, acesse o endereço eletrônico do PICME: http://picme.obmep.org.br/ 

Documentos relativos ao programa
Publicação na WEBNome do documentoFormatos disponíveis
01/07/2019 Manual do usuário - Perfil Participante Principal da Concessão DOC
11,7kb
N/D
22/10/2018 Termo de Compromisso de beneficiário DOC
49kb
PDF
14kb
06/09/2017 Apresentação do Treinamento SCBA – Perfil Pró-Reitor N/D
PDF
1,7mb
02/08/2017 Portaria Capes n° 149/2017 – Regulamento do PROSUC DOCX
47kb
PDF
256kb
19/12/2011 Portaria n° 248/2011- Licença Maternidade N/D
PDF
50kb
16/07/2010 Portaria Conjunta Capes/CNPQ n° 01/2010 N/D PDF
50kb
Informações Gerenciais
Publicação na WEBNome do documentoFormatos disponíveis
19/12/2018 Relação das Instituições de Ensino Superior e Programas de Pós-Graduação participantes N/D PDF
14kb
19/12/2018 Quantitativo de Bolsistas e montante de recursos aplicados N/D
PDF
44kb
Compartilhe o que você leu