Avaliação Instrumentos de apoio Qualis Periódicos e classificação de produção intelectual

Qualis Periódicos e classificação de produção intelectual

Publicado: Terça, 01 Abril 2014 17:53 , Última Atualização: Quinta, 18 Julho 2019 14:58

Qualis-Periódicos

O que é?

O Qualis-Periódicos é uma ferramenta usada para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do módulo Coleta de Dados da Plataforma Sucupira. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

Quem faz e como é feita a classificação?

A classificação é realizada pelos comitês de consultores de cada área de avaliação seguindo critérios previamente definidos pela área e aprovados pelo CTC-ES, que procuram refletir a importância relativa dos diferentes periódicos para uma determinada área. Os critérios gerais e os específicos utilizados em cada área de avaliação da CAPES estão disponibilizados nos respectivos Documentos de Área.

A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos.
A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; e C - com peso zero.

É importante ressaltar que apenas os periódicos que tenham recebido produção no ano ou período de classificação serão listados e classificados, portanto, não se trata de uma lista exaustiva de periódicos, mas sim uma lista de periódicos efetivamente utilizados pelos programas de pós-graduação no período em análise.

Pra que serve?

A função do QUALIS é exclusivamente para avaliar a produção científica dos programas de pós-graduação. Qualquer outro uso fora do âmbito da avaliação dos programas de pós-graduação não é de responsabilidade da CAPES.

O aplicativo que permite a classificação e consulta ao Qualis das áreas, bem como a divulgação dos critérios utilizados para a classificação de periódicos é o WebQualis.

        • Clique aqui para acessar o Qualis Periódicos

ATENÇÃO: A classificação referente aos anos de 2017 e 2018 seguiu uma nova metodologia proposta por Grupo de Trabalho e é explicada resumidamente no comunicado a seguir: Esclarecimentos Qualis2.

 

Classificação de Livros

A difusão de conhecimento científico por meio de livros é uma forma importante de construção de teorias e de divulgação de resultados de pesquisa em um conjunto expressivo de Áreas do Conhecimento.

Foi criado um Grupo de Trabalho para discussão do aprimoramento do processo de classificação de livros, gerando, como resultado, um novo modelo de ficha de avaliação. (Acesse aqui o relatório).

 

Qualis Artístico, Cultural e Classificação de Eventos

A classificação da produção artística, cultural e vinculada a eventos, relacionada aos programas de mestrado e doutorado pertencentes principalmente à área de Artes, mas também realizada por outras áreas de avaliação, como Arquitetura, Urbanismo e Design, Comunicação e Informação, Antropologia/ Arqueologia, e Ciência da Computação, passou por um processo de reformulação de critérios a partir do estudo de um Grupo de Trabalho. (Acesse aqui o relatório). 

O processo permite valorizar e qualificar estes tipos de produção acadêmica e intelectual dos programas de pós-graduação, ressalvando as suas particularidades, mas permitindo estratificá-los assim como é feito com as demais produções intelectuais.

Compartilhe o que você leu