Notícias C10 é oportunidade especial para professores de ciências
DIA DA PROFESSOR

C10 é oportunidade especial para professores de ciências

Publicado: Terça, 15 Outubro 2019 09:43 , Última Atualização: Terça, 15 Outubro 2019 09:43

14102019 bannerdestaque C10

Uma especialização oferecida aos professores da rede pública que ensinam ciências no segundo ciclo do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. Este é o Ciência é 10 (C10), que pretende melhorar a qualidade das aulas da disciplina que lhe dá nome. Os editais para a seleção foram lançados em 30/9 e oferecem 3.920 vagas, distribuídas por 125 municípios em todas as regiões do Brasil. Dezenove instituições de ensino superior federais e estaduais participam do Programa.

O curso, com 480 horas, será oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e desde julho seus coordenadores acessam a plataforma que será usada durante a especialização, com todas as informações sobre o Programa. A ferramenta traz conteúdo de ciências selecionado por especialistas e o início das aulas está previsto para fevereiro de 2020. A expectativa é de que mais de 400 mil alunos da educação básica sejam beneficiados pela iniciativa.

O C10 oferece aos professores ferramentas, conteúdos e metodologias que auxiliam na qualidade do seu ensino, propondo novos desafios e reflexões sobre a prática pedagógica. Além das aulas a distância, uma vez por mês eles se reunirão nos polos UAB – espaços com estrutura de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo – para executar as atividades de ensino e aprendizagem.

Ilka Serra, coordenadora-geral da UAB na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), destaca a importância da oferta de cursos mediados por tecnologia a distância e a oportunidade de professores na área de ciências terem uma formação continuada, para além da sua graduação: “Temos que realmente destacar essa iniciativa do governo federal que trata a ciência como um eixo importante dentro da formação”.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu