Notícias Grupos trabalham para aprimorar o sistema de avaliação
Avaliação

Grupos trabalham para aprimorar o sistema de avaliação

Publicado: Terça, 03 Setembro 2019 16:14 , Última Atualização: Terça, 03 Setembro 2019 17:44

03092009 Infográfico DAV

A avaliação de um programa de pós-graduação leva em conta diversos quesitos, como a produção, impacto social e internacionalização. Cada vez mais a CAPES busca melhorar a forma como o sistema é analisado para que os cursos alcancem um melhor desempenho em suas produções.

Depois de recomendações da Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-graduação, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) e a Diretoria de Avaliação (DAV) deram origem a criação de nove grupos de trabalho.

Os resultados servirão de base para a possível implementação de um sistema multidimensional a partir de 2021. A expectativa da diretora de Avaliação, Sônia Báo, é de que os programas sejam protagonistas. “Nós teremos sucesso de aperfeiçoamento e implantação desse novo sistema se os programas de pós-graduação forem realmente protagonistas do sistema. Para isso eles precisam ter um planejamento do que são, para onde querem ir, o que pretendem atingir”.

Durante o Seminário de Meio-Termo, que vai até outubro, os participantes aproveitam para debater alguns dos temas, como a coluna específica das áreas na Ficha de Avaliação e a Autoavaliação-. Até o final deste ano todos os grupos de trabalho devem concluir os estudos.

 

(Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu