Notícias CAPES convida participantes da Campus Party para desafio
Iniciativa PPGs

CAPES convida participantes da Campus Party para desafio

Publicado: Sexta, 21 Junho 2019 15:50 , Última Atualização: Segunda, 24 Junho 2019 16:40

 MG 0879

A CAPES participou nesta sexta-feira, 21, do terceiro dia da Campus Party Brasília, evento que reúne tecnologia, ciência e inovação. Em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Manoel Brod, coordenador de Gestão da Informação da Diretoria de Avaliação da CAPES, apresentou a palestra "Aplicação dos princípios Fair nos dados da pós-graduação".

Manoel Brod explicou aos participantes o funcionamento dos sistemas utilizados pela coordenação como a Plataforma Sucupira. Também foram apresentados dados usados no sistema de avaliação, que estão abertos ao público. Para publicação dessas informações a Coordenação usa o modelo Fair (Findable, Accessible, Interoperable e Reusable), que busca deixar os dados de fácil acesso, interoperáveis e reutilizáveis.
Durante a palestra, Brod convidou os participantes a desenvolverem soluções para o preenchimento automático de dados do International Standard Book Number (ISBN), código que contém informações sobre livros publicados. A ideia é que as soluções sejam propostas pelo Desafio Iniciativa PPGs, promovido em parceria com a RNP, e ajudem nos processos de avaliação dos programas de pós-graduação da CAPES.

Desafio Iniciativas PPGs

O Desafio convida os participantes a contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura digital voltada para pesquisa no Brasil. Os três primeiros lugares serão premiados com R$ 15, 3 e 2 mil, respectivamente. As inscrições vão até 05/8, em formulário próprio disponível na página do programa.

(CCS/CAPES - Brasília)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu