Notícias Em parceria, CAPES e RNP lançam desafio
Desafio

Em parceria, CAPES e RNP lançam desafio

Publicado: Sexta, 21 Junho 2019 14:41 , Última Atualização: Segunda, 24 Junho 2019 16:38

 MG 0452

Usar a tecnologia da informação para melhorar a avaliação e a classificação da produção intelectual da pós-graduação no Brasil. Este é o Desafio Iniciativas PPGS, lançado pela CAPES em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), na quinta-feira, 20, na Campus Party 2019.

O concurso pretende desenvolver soluções que permitam importar dados do International Standard Book Number (ISBN) para a Plataforma Sucupira, permitindo a validação e exatidão das informações pelos programas de pós-graduação. A ideia surgiu após a RNP e a CAPES ouvirem os usuários dos seus serviços.

Manoel Brod, coordenador de Gestão da Informação da Diretoria de Avaliação da CAPES, explicou a importância da parceria: “é uma forma da comunidade científica como um todo - startup, estudantes - ajudar a melhorar a qualidade dos dados da pós-graduação. Essa parceria já deu certo várias vezes. É um processo de construção coletiva”.

Os três primeiros lugares serão premiados com R$15, 3 e 2 mil, respectivamente. As inscrições vão até 05/8, em formulário próprio disponível na página do programa. A lista dos trabalhos vencedores também será divulgada na página.

Além do desafio, o estande da RNP em parceria com a CAPES ofereceu uma palestra sobre a aplicação de Blockchain – tecnologia que consiste em ter dados distribuídos em um grupo de confiança - no Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti Brasil).

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu