Notícias Modelo de Avaliação é tema do primeiro encontro da Comissão do PNPG
Pós-Graduação

Modelo de Avaliação é tema do primeiro encontro da Comissão do PNPG

Publicado: Quinta, 18 Abril 2019 14:37 , Última Atualização: Segunda, 22 Abril 2019 15:55

 MG 0241

A Comissão Especial do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) reuniu-se nessa quarta-feira, 17, na CAPES. Este foi o primeiro encontro de seus membros em 2019. Constituída por 12 integrantes, representantes da comunidade acadêmica e de entidades educacionais, a comissão foi recomposta em março deste ano pela portaria nº 58 de 2019.

O grupo analisa a implementação de ações propostas no PNPG 2011-2020 e acompanha o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) por meio dos indicadores estabelecidos no plano. Este ano, a comissão está centrada em acompanhar as mudanças no Sistema de Avaliação, em estudo pela Diretoria de Avaliação da CAPES.

Em 2018, o último relatório produzido pela Comissão sugeriu alterações para o modelo de avaliação da CAPES. Entre elas estão a autoavaliação institucional e a avaliação multidimensional. A proposta em estudo pretende aprimorar o modelo atual, que gera um conceito único de cada programa de pós-graduação.

Anderson Correia, presidente da CAPES, exaltou o papel da Comissão: “É uma proposta onde os programas serão avaliados por múltiplas dimensões envolvendo, por exemplo, internacionalização e impacto na indústria. Também aponta como podemos envolver os programas em múltiplas formas diferenciadas”.

 MG 0377

Com o novo modelo seria possível identificar instituições e programas de pós-graduação a partir de conceitos e resultados em eixos como formação de recursos humanos, internacionalização, inovação e transferência de conhecimento, impacto e relevância econômica e social.

Desde o início da vigência do Plano, diversas recomendações da Comissão já foram incorporadas pela CAPES. A mudança no período de avaliação, passando de trienal para quadrienal, e a criação de programas institucionais de fomento à internacionalização da pós-graduação brasileira são algumas delas.

Além das mudanças no modelo de avaliação, a partir de 2020 a Comissão deve produzir um balanço final sobre o decênio 2011-2020 do PNPG e oferecer subsídios para a elaboração do próximo Plano Nacional de Pós-Graduação.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu