Notícias CAPES participa de evento sobre avanços para a Região Norte e o Maranhão
PROCAD-Amazônia / PVNS-Amazônia

CAPES participa de evento sobre avanços para a Região Norte e o Maranhão

Publicado: Sexta, 22 Junho 2018 14:37 , Última Atualização: Sexta, 22 Junho 2018 14:37

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Abílio Baeta Neves, participou do lançamento oficial dos Editais PROCAD-Amazônia e PVNS-Amazônia, na Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta quinta-feira (21). Estes editais visam beneficiar as Instituições de Ensino Superior (IES) da Região Norte do Brasil e do estado do Maranhão que possuam Programas de Pós-Graduação (PPGs) recomendados pela CAPES.

22062018 Evento no Pará

Abílio Baeta afirmou que este momento marca o começo de um esforço na construção de políticas para a Região Norte, a partir das demandas e percepções apresentadas pelas próprias instituições regionais, e ressaltou a importância da continuidade das ações para construir políticas concretas. “Agora, precisamos pensar, de fato, a diversidade dos problemas e situações institucionais desta Região, ou corremos o risco de sempre repetir o mesmo vício de pensar que é possível adaptar as questões regionais a um desenho único de desenvolvimento institucional”, afirmou o presidente.

O evento foi promovido pelo Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino da Região Norte, cujo presidente, Jefferson do Nascimento, apontou a importância da organização regional como papel determinante ao sucesso ou insucesso dessas ações. “Outros desafios virão a partir de agora e acredito que um dos maiores será monitorar com muita paciência e articulação, sem perder o foco, observando as próximas demandas que serão postas”, afirmou o presidente, que também é Reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Nascimento ressaltou o papel essencial desempenhado pelas instituições ali representadas para o desenvolvimento regional e agradeceu, ainda, todo o apoio recebido por parte da CAPES.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Emmanuel Tourinho, destacou que esta é uma iniciativa significativa, parte de um processo muito mais amplo e pioneiro no que diz respeito à Amazônia. Tourinho, que é Reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), declarou sentir-se honrado pela escolha “para sediar esse encontro tão importante”.

Editais
O PROCAD-Amazônia e o PVNS-Amazônia receberão até o dia 16 de julho a inscrição de projetos conjuntos de ensino e pesquisa que aprimorem a formação pós-graduada, visando à melhoria da qualidade dos PPGs e a diminuição das assimetrias regionais, propiciando também a realização de estudos ou pesquisas de alto nível a professores/pesquisadores de consagrado mérito científico e reconhecida experiência acadêmica, respectivamente.

O PROCAD-Amazônia será ofertado a todos os PPGs das IES da Região Norte e do Maranhão, visando estimular a interação científico-acadêmica e a criação de novas linhas de pesquisa nos PPGs participantes da cooperação, além de, entre outros, promover a mobilidade de docentes e discentes de graduação e pós-graduação com as equipes de pesquisa envolvidas no projeto. Os projetos terão vigência de 5 anos, sendo que os repasses serão realizados para contemplar 4 anos de execução.

Um dos principais objetivos deste PVNS-Amazônia é apoiar a execução dos estudos e pesquisas pelo Professor Visitante Nacional Sênior, além de propiciar a ampliação e a qualificação da produção do conhecimento científico. O Programa prevê, nesta chamada, a concessão de até 36 bolsas de Professor Visitante Nacional Sênior-Amazônia, num total de até 4 bolsas por projeto institucional.

(Brasília - CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu