Notícias Divulgado o resultado final do Programa de  Combate a Epidemias
COVID-19

Divulgado o resultado final do Programa de  Combate a Epidemias

Publicado: Quinta, 16 Julho 2020 10:28 , Última Atualização: Quinta, 16 Julho 2020 10:30

Foram 109 projetos selecionados em três editais que vão estudar Epidemias, Fármacos e Imunologia e Telemedicina e Análise de dados Médicos. Mais de 1.300 pesquisadores participarão.

16072020 foto dentro materia resultado epdemias

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta quinta, 16, o resultado final dos projetos selecionados no âmbito do Programa de Combate a Epidemias. Em três editais, 109 projetos de pesquisa e formação de recursos humanos foram selecionados. Mais de 1.300 pesquisadores de universidades brasileiras e  estrangeiras estarão envolvidos nos estudos. Os projetos vão estudar temas relacionados a Epidemias, Fármacos e Imunologia e Telemedicina e Análise de dados Médicos.

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, destaca o papel estratégico do Combate a Epidemias: “Contribuirá para a produção de ciência voltada para um fim específico, no caso, o combate e prevenção à COVID-19. Em decorrência, teremos ainda a formação de pessoas altamente qualificadas para atuarem, nas áreas abarcadas, com doenças infecciosas em geral e, especialmente, no contexto de endemias e epidemias”.

Devido à alta qualidade das propostas apresentadas, a CAPES aumentou a quantidade de selecionados. O edital nº 9 (confira aqui o resultado) previa a seleção de 30 projetos e teve 38 aprovados. No edital nº 11 , (confira aqui o resultado) foram 46, onze a mais que o previsto. Já o edital nº 12 (confira aqui o resultado) aprovou 25 e financiará três iniciativas a mais. “O resultado dessa seleção mostra uma ampla participação de instituições de ensino superior, incentivando a formação de recursos humanos em diferentes partes do Brasil”, afirma Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no País.

Programa de Combate a Epidemias
Programa é um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de recursos humanos para enfrentar a COVID-19 e estudar temas relacionados a endemias e epidemias. Duas dimensões estruturam o Programa: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas.

Confira no Programa de Combate a Epidemias os detalhes dos três editais:
CAPES - Epidemias - Edital nº 09/2020
CAPES – Fármacos e Imunologia - Edital nº 11/2020
CAPES – Telemedicina e Análise de Dados Médicos - Edital nº 12/2020

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu