Notícias Evento discute Ciência Aberta no combate ao coronavírus
Webinar

Evento discute Ciência Aberta no combate ao coronavírus

Publicado: Sexta, 05 Junho 2020 16:46 , Última Atualização: Sexta, 05 Junho 2020 16:46

2º Encontro Nacional de Ciência Aberta e Governo Aberto será transmitido online pelo canal da Fiocruz no Youtube

05062020 FOTO DENTRO MATERIA ENCONTRO CIENCIA ABERTA

Para discutir a importância da abertura dos dados no enfrentamento à pandemia de COVID-19, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) apoia o II Encontro Nacional de Ciência e Governo Abertos. Devido à necessidade de isolamento social, o evento, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), será em formato webinar, com transmissão ao vivo pelo canal da Fiocruz no youtube, dia 18 de junho, das 14h às 16h.

Com o tema O papel da Ciência Aberta e Governo Aberto face à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o encontro tratará das perspectivas, barreiras e o uso de dados governamentais abertos para a saúde da sociedade, considerando o cenário atual, onde  se torna mais urgente e necessária a atuação conjunta das iniciativas pública e privadas, aberta à participação social.

O webinar contará com a participação de Fernanda Campagnucci, diretora executiva da Rede pelo Conhecimento Livre (Open Knowledge Brasil – OKBR), e de Daniel Villela, coordenador do Programa de Computação Científica da Fiocruz. A roda de conversa será mediada por Josué Laguardia, coordenador de Informação e Comunicação da Fiocruz. Também compõem a organização do evento o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

CAPES e Ciência Aberta
Convidada a participar do 4º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto (2018-2020), cujo tema é Inovação e Governo Aberto na Ciência, a CAPES integra o Compromisso 3 do Plano, que pretende formar uma estrutura de governança de dados científicos para o avanço da ciência aberta no Brasil. Para discutir a importância da ciência aberta para a pesquisa, a Coordenação já promoveu dois grandes seminários. O primeiro, em 2018, tratou dos repositórios abertos, e o segundo, em 2019, abordou as políticas de acesso aberto e as questões de propriedade intelectual.

(Brasília – Redação CCS/CAPES – com informações da Fiocruz)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu