Notícias Novas tecnologias facilitam pesquisa no Portal de Periódicos
20 anos

Novas tecnologias facilitam pesquisa no Portal de Periódicos

Publicado: Quinta, 28 Mai 2020 12:43 , Última Atualização: Quinta, 28 Mai 2020 14:11

Recurso de busca possibilita alcance rápido ao conteúdo. Esse é o tema da terceira matéria da série em comemoração aos 20 anos da biblioteca virtual da CAPES

26052020 FOTO DENTRO MATERIA SERIE PERIODICOS 2012 03

A inserção de uma ferramenta de busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) facilitou o acesso ao seu conteúdo. Com essa nova tecnologia, implantada em 2012, outros filtros de pesquisa foram criados para a recuperação rápida de dados usando palavras-chave em todas as bases de informação.

A opção de pesquisa por livro foi acrescentada na página inicial e, junto com as procuras por assunto, periódico e base, deu ao visitante a possibilidade de pesquisar mais de 150.000 livros eletrônicos com títulos em inglês e português. A busca avançada na procura por um livro, outra novidade, permitiu uma consulta mais específica a partir de uma palavra no título, pelo nome do autor, do editor ou pelo ISBN (sistema internacional de identificação numérica de livros).

26052020 FOTO DENTRO MATERIA SERIE PERIODICOS 2012

Daniela Pereira, doutoranda em Geociências pela Universidade de Brasília (UnB), contou que usa o Portal de Periódicos da CAPES para acessar abertamente variados artigos, livros, teses e dissertações necessários à execução do seu projeto. Pesquisando sobre o desenvolvimento de um novo índice de sustentabilidade para a atividade mineral no Brasil, pelo Portal ela consegue “identificar o que já foi feito, quais as pesquisas relacionadas ao tema e as lacunas existentes”.

26052020 FOTO DENTRO MATERIA SERIE PERIODICOS 2012 04

Ainda em 2012, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a CAPES deu a 6.700 bolsistas ativos no exterior o acesso remoto, de forma ampla e irrestrita, à informação científica produzida no mundo, em tempo real. O número de instituições de ensino superior e pesquisa participantes subiu para 407, o que exigiu o aumento na quantidade de bibliotecários para atendimento aos usuários.

O ano também foi marcado pelo início da oferta de todas as edições da revista National Geographic, desde a primeira, em 1888. Com isso, o Portal de Periódicos passou a oferecer mais de 120 anos de história que ultrapassam as 100 edições, com imagens, mapas e materiais de áudio e vídeo originais, produzidos pelas expedições da National Geographic Society, uma organização global e sem fins lucrativos comprometida em conhecer e proteger o planeta, que financia centenas de pesquisas de projetos de conservação ao redor do mundo e inspira novas gerações com iniciativas educacionais e recursos.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu