Notícias Gestores discutem diretrizes de iniciativa em Defesa Nacional
Programa estratégico

Gestores discutem diretrizes de iniciativa em Defesa Nacional

Publicado: Terça, 14 Abril 2020 16:18 , Última Atualização: Terça, 14 Abril 2020 17:29

Coordenadores e gestores do PROCAD-Defesa se reúnem, por videoconferência, para discutir detalhes do programa

benedito

Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), participou do Seminário de Marco Zero do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA), nesta terça-feira, 14, por meio de videoconferência.

O presidente considera o PROCAD-Defesa “um programa extremamente estratégico para o País, pois promove a busca pela independência científica e tecnológica em uma área sensível, a segurança nacional".

O evento acontece durante dois dias e promove a integração entre os coordenadores e os principais setores interessados nos resultados do Programa. No encontro, serão apresentados os projetos aprovados, de forma a identificar sinergias e otimizar os resultados esperados além de esclarecer dúvidas sobre os indicadores que serão usados no acompanhamento da execução dos trabalhos.

O PROCAD-Defesa estimula projetos conjuntos de pesquisa, usando recursos humanos e infraestruturas disponíveis em diferentes instituições de ensino e de ciência e tecnologia, para a produção de pesquisa científica e formação pós-graduada na área de defesa nacional.

Benedito Aguiar lembra que o Programa promove a cooperação acadêmica em uma área pouco explorada nas universidades em termos de pesquisas, “além de contribuir com a necessária sinergia entre o setor público, a academia e os setores industrial e de serviços para a inovação na área de defesa, a exemplo da biossegurança".

Iniciativa gerada pela demanda apresentada pelo Ministério da Defesa à CAPES para fortalecer a pós-graduação stricto sensu no campo da defesa, o PROCAD-Defesa se enquadra na conduta da CAPES de indução temporária em ciência e tecnologia em áreas estratégicas da política brasileira, como consta no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011/2020.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu