Notícias Assistentes à docência da UAB podem se capacitar em EaD
Educação

Assistentes à docência da UAB podem se capacitar em EaD

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 14:00 , Última Atualização: Terça, 14 Abril 2020 09:09

Aberto e gratuito, o curso é oferecido em parceria com a UFMA. Os 128 assistentes à docência do Sistema UAB devem cursar o 1º módulo em abril.

WhatsApp Image 2020 04 06 at 18.44.23

Uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) permite que professores de todo o país se capacitem de forma online e gratuita. Os assistentes à docência dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) devem cursar o primeiro módulo durante o mês de abril.

Trata-se do curso de Produção de Recursos Autoinstrucionais para Educação a Distância (PRE-EAD), mais uma das iniciativas da CAPES para adequar os seus serviços diante das medidas de isolamento recomendadas pelos órgãos de saúde devido à COVID-19.

Os assistentes à docência são bolsistas que atuam nos polos do Sistema UAB, cuja responsabilidade é manter os estudantes interessados e comprometidos com o curso, minimizando a evasão de alunos. Atualmente, eles são em 128.

“O curso da UFMA propõe uma formação teórico/prática aos que trabalham com EaD. Para os assistentes, que estão acompanhando os estudantes remotamente, será uma oportunidade de valorizar o tempo de isolamento se capacitando e aperfeiçoando ainda mais suas atividades", disse Luiz Alberto Lira, coordenador-geral de Programas e Cursos de Ensino a Distância da CAPES.

Ana Emília Oliveira, diretora Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (DINTER/UFMA), afirmou que o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação apresenta inúmeras peculiaridades que devem ser consideradas para que as propostas de cursos a distância sejam adequadas.

“Este curso propõe-se a sanar esta dificuldade, com recursos educacionais que perpassam pela discussão dos desafios da educação atual, a partir das mudanças de acesso à informação e da definição de MOOCs (Curso Online Aberto e Massivo, traduzido do inglês) até a concretização de um plano didático-pedagógico adequado para esta modalidade”, afirmou Oliveira, ressaltando que o número de inscrições para o primeiro módulo já passa de 3 mil.

PRE-EAD
O PRE-EAD é um curso de capacitação da UFMA, aberto ao público, com foco voltado para professores da educação superior e profissionais da área que desejam conhecer os fundamentos, etapas e finalidades do planejamento educacional de cursos autoinstrucionais – sem tutor – e produzir materiais para aulas a distância online e offline.

Ele é formado por três módulos de 60 horas cada: Planejamento educacional: por que, para que, e como fazer?, Elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD e Design instrucional para a produção de recursos autoinstrucionais para EaD. As inscrições para o segundo módulo começam em 18 de abril e para o terceiro, em maio. Cada módulo terá os certificados emitidos pela UFMA, e reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Neste curso, estão disponíveis diversos recursos educacionais, como glossário, infográfico, plano didático, vídeo, PDF, e-books, materiais complementares e conteúdos em Libras.

Faça aqui sua inscrição até 20 de setembro: http://www.saiteava.dinte.ufma.br/ 

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu