Notícias CAPES prorroga prazos e recomenda a suspensão de bancas presenciais
Coronavírus

CAPES prorroga prazos e recomenda a suspensão de bancas presenciais

Publicado: Sexta, 20 Março 2020 14:44 , Última Atualização: Sexta, 27 Março 2020 16:34

Registros de dados sobre trabalhos acadêmicos concluídos em 2019 devem ser feitos até o final de abril

Em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19, a CAPES prorrogou os prazos do Coleta, sistema responsável pelo recebimento dos dados relativos aos programas de pós-graduação (PPG). Assim, a Coordenação recomenda aos PPG a suspensão, por 60 dias, de defesas de teses e de dissertações presenciais. A orientação é para que as bancas de mestrado e doutorado aconteçam virtualmente.

As medidas somam-se a outras no esforço de mitigar os efeitos do novo coronavírus para a pós-graduação brasileira. As ações foram tomadas em conjunto com o Comitê Operativo de Emergência (COE), coordenado pelo Ministério da Educação, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

É pelo Coleta que as instituições de ensino superior (IES) enviam informações e estatísticas sobre o desempenho de cada PPG, como número de mestres e doutores titulados, pesquisas realizadas e artigos publicados. No Brasil, são mais de 7 mil cursos de pós-graduação oferecidos por mais de 350 IES. As informações inseridas no Coleta servem de base para a Avaliação Quadrienal, que analisa o desempenho de cada PPG e os classifica em notas de 3 a 7.

Nos próximos dias, duas portarias serão publicadas com orientações para os cursos de mestrado e doutorado sob tutela da CAPES.

Confira as novas datas para o Coleta:

Calendário DAV

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu