Notícias CAPES reabre prazos para Pibid e Residência Pedagógica
Educação Básica

CAPES reabre prazos para Pibid e Residência Pedagógica

Publicado: Quarta, 11 Março 2020 18:33 , Última Atualização: Quinta, 12 Março 2020 10:58

Programas oferecem mais de 60 mil vagas para formação de professores da educação básica

A CAPES reabriu os prazos dos editais nº 01/2020 e nº 02/2020, referentes aos programas Residência Pedagógica e Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). As alterações dos cronogramas dos editais, que ofertam mais de 60 mil vagas para formação de professores da educação básica, foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 11, por meio da Portaria nº 29, de 9 de março de 2020.

A prorrogação foi decidida depois de verificadas dificuldades no preenchimento de formulários do processo de submissão de projetos no Sistema de Inscrição da CAPES (Sicapes). Além disso, foram feitos ajustes na base de dados referente às áreas, cursos e municípios das Instituições de Ensino Superior (IES). Deste modo, pretende-se garantir que todas as IES interessadas façam os acertos necessários nos documentos que tiveram problemas durante o preenchimento.

As Instituições de Ensino Superior terão até as 18 horas do dia 19 de março para solicitar acesso ao Sicapes, remeter a portaria de nomeação do pró-reitor responsável pelos programas, finalizar os projetos em aberto ou alterar os concluídos. Findo este prazo, os materiais não finalizados serão eliminados do processo de seleção dos programas.

As solicitações de acesso ao Sicapes serão atendidas em até 48h, após serem encaminhadas para os endereços: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Já as orientações e os formulários para preenchimento dos projetos estão disponíveis na página:

https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/editais-e-selecoes.

Confira o novo calendário abaixo:

Tabela Pibid e Residência

Oportunidade

O Residência Pedagógica é uma das ações da CAPES que integra a Política Nacional de Formação de Professores por meio da vivência prática dos formandos dentro da sala de aula na segunda metade do curso de Licenciatura. O PIBID permite experiência semelhante aos alunos de licenciatura, mas, na primeira parte do curso.

Cada programa oferecerá 30.096 bolsas para até 250 instituições de ensino superior (IES), com duração de até 18 meses, sendo um mínimo de 60% delas voltadas para as áreas consideradas prioritárias: Alfabetização, Biologia, Ciências, Física, Língua Portuguesa, Matemática e Química.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu