Notícias ITA inaugura Centro Espacial e investe no PrInt
Internacionalização

ITA inaugura Centro Espacial e investe no PrInt

Publicado: Terça, 28 Janeiro 2020 17:17 , Última Atualização: Terça, 28 Janeiro 2020 19:13

WhatsApp Image 2020 01 28 at 17.07.09

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) inaugurou nesta terça-feira, 28, o Centro Espacial ITA (CEI), para aumentar a atuação aeroespacial do instituto. A nova instalação foi construída com recursos do Ministério da Educação, Ministério da Defesa e da CAPES e conta com salas para a concepção, desenvolvimento, montagem e operação de pesquisas. A iniciativa faz parte de uma série de ações previstas no Programa Estratégico de Sistemas Espaciais.

O projeto foi concebido para fazer do Brasil um desenvolvedor de novas tecnologias na área e diminuir a dependência externa. "Acredito que o Centro Espacial ITA será uma liderança mundial na área de pequenos satélites. A gente se orgulha muito de ter esse laboratório criado aqui e todos trabalharam com afinco para isso", afirma Anderson Correia, reitor do ITA.

WhatsApp Image 2020 01 28 at 17.07.10

Nos próximos anos, o ITA pretende aumentar a inserção internacional e o vínculo com o setor produtivo. Os estudos desenvolvidos no CEI serão potencializados pelo Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). O Instituto Tecnológico da Aeronáutica é uma das 36 instituições participantes do programa e vai oferecer um doutorado internacional para formar novos pesquisadores. Entre as suas parcerias estão a Nasa e a Universidade do Alabama, nos Estados Unidos.

Parte dos estudos desenvolvidos em conjunto pelo ITA com os americanos já está em execução no novo centro. Uma das pesquisas em andamento é de um bolsista de mestrado financiado pela CAPES, Pedro Cabral, que estuda como se dá o risco na transmissão de informações via satélite.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu