Notícias Bolsistas pesquisam streaming de vídeo e comandam startup na Ufam
Colaboração Industrial

Bolsistas pesquisam streaming de vídeo e comandam startup na Ufam

Publicado: Sexta, 27 Dezembro 2019 09:41 , Última Atualização: Segunda, 30 Dezembro 2019 11:35

UFAM

Cada vez mais populares, as plataformas de streaming de vídeo aos poucos ganham espaço na vida dos usuários. No Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), dois bolsistas da CAPES estudam formas para otimizar essas ferramentas de distribuição de conteúdo digital.

Maiara Coelho, doutoranda na área de Tecnologias de Distribuição de Conteúdo Multimídia, pesquisa a transcodificação de vídeo adaptativo. Seus estudos envolvem pontos relacionados à configuração de vídeos, taxa de bits e frames por segundo.

Com trabalhos em uma área semelhante, Antônio Cruz Júnior, mestrando no mesmo programa, pesquisa novos meios de transmissão de vídeo. O objetivo do seu trabalho é melhorar os softwares por trás das plataformas de streaming.
Alinhado as pesquisas, Maiara e Antônio fazem parte de uma startup incubada pela universidade. Atualmente, a empresa desenvolve plataformas de treinamento para processos seletivos.

27122019 UFAM 2

Para Maiara Coelho, conciliar a pesquisa e o trabalho é um dos pontos mais desafiantes. “Apesar dos projetos estarem alinhados, é bem difícil fazer esse equilíbrio entre o projeto e a pesquisa. Realmente não é fácil, mas é possível, eu tenho feito isso. ”, afirma a bolsista.

Dez pessoas fazem parte da empresa, que conta com a orientação de professores do programa para auxiliar no desenvolvimento. Antônio Junior considera a integração com o setor produtivo um dos diferenciais da pós-graduação na universidade. “Essa conexão entre academia e as empresas é muito importante porque permite que as pesquisas daqui estejam mais alinhadas ao mercado”, conta o bolsista.

A colaboração com a indústria é um dos focos do programa, nota 5 na avaliação da CAPES. Entre as metas do seu planejamento estratégico estão a criação de novas empresas na universidade e auxiliar no aumento do nível de empreendedorismo no Amazonas.

Para a doutoranda, a bolsa da CAPES contribui para sua permanência no programa e ajuda nas despesas diárias de casa. "A bolsa é de extrema importância para me manter. Representa metade da renda da minha família", afirma Maiara Coelho. Com a bolsa, o mestrando Antônio Júnior também ajuda a mãe nas despesas de casa e investe na sua formação.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu