Notícias Divulgada seleção de projetos de pesquisa em Engenharia com a França
Internacionalização

Divulgada seleção de projetos de pesquisa em Engenharia com a França

Publicado: Quarta, 18 Dezembro 2019 15:41 , Última Atualização: Quarta, 18 Dezembro 2019 16:06

A CAPES divulgou relação dos 15 projetos selecionados para o programa de cooperação Brasil/France Ingénieur Technologie (Brafitec). O resultado foi publicado nesta quarta-feira, 18, no Diário Oficial da União.

Os projetos, escolhidos por meio de edital de junho deste ano, envolvem cursos de graduação em Engenharia de 13 instituições de ensino superior de oito estados. O investimento da CAPES nesta parceria soma mais de R$ 15 milhões por ano, com a concessão de pelo menos 180 bolsas ao longo de quatro anos.

A seleção dos projetos ocorreu durante visita de missão de dirigentes da CAPES a Paris, no início de dezembro. “Recebemos excelentes propostas neste edital que, com certeza, contribuirá para melhorar cada vez mais a qualidade da nossa pesquisa e formação, e no avanço da internacionalização dos trabalhos”, destaca Mauro Rabelo, diretor de Relações Internacionais da CAPES.

O Brafitec existe há 17 anos e apoia projetos de pesquisa em parcerias universitárias de todas as especialidades de Engenharia. A cooperação visa fomentar intercâmbio entre Brasil e França em nível de graduação, além de estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento de créditos.

Durante a visita da missão à França, também foram escolhidos 25 projetos de outra parceria: o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub). Os resultados dessa seleção serão divulgados até o final deste mês.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu