Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Universidade Aberta do Brasil > Recursos Educacionais Abertos
Início do conteúdo da página

Recursos Educacionais Abertos

Publicado: Sexta, 01 Dezembro 2017 10:36 | Última Atualização: Segunda, 15 Janeiro 2018 09:53

banner-uab-recursos-educacionais-abertos-unesco-introducao.jpg

 

Recursos Educacionais Abertos (REA UAB)

Após a publicação da Portaria CAPES nº 183, de 21/10/2016, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) passou a adotar o licenciamento aberto em todos os recursos didáticos elaborados para seus estudantes, em consonância com o disposto na Resolução CNE/CES nº 01/2016 em seu art 2º, §4º:

As instituições de educação superior, bem como os órgãos e as entidades da Administração Pública direta e indireta, que financiem ou fomentem a educação superior a distância, devem assegurar a criação, a disponibilização, o uso e a gestão de tecnologias e recursos educacionais abertos, por meio de licenças livres, que facilitem o uso, a revisão, a tradução, a adaptação, a recombinação, a distribuição e o compartilhamento gratuito pelo cidadão, resguardados os direitos autorais pertinentes. 

 

Objetivo

Permitir o acesso irrestrito de todos os recursos educacionais criados no âmbito do Sistema UAB. Além do acesso livre e gratuito, os interessados poderão compartilhar, adaptar, traduzir, recombinar, remixar e atualizar os conteúdos didáticos disponibilizados, resguardados os devidos direitos autorais pertinentes à obra original.

 

Licenças adotadas no Sistema UAB

Os professores bolsistas do Sistema UAB optam por uma, dentre quatro modalidades de licenças abertas, sendo que todas têm em comum o fato de permitirem obras derivadas a partir da obra original, com a devida atribuição de autoria. Adotamos o modelo das licenças Creative Commons, porém outras licenças abertas similares são igualmente aceitáveis.

CC-BY-SA: esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.

CC-BY: esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.

CC-BY-NC-SA: esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.

CC-BY-NC: esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

 

Ciclo dos materiais REA UAB: criação e disponibilização

1- Escolha da licença pelos professores autores nas instituições parceiras mediante assinatura do Termo de Compromisso do Bolsista;

2- Elaboração do recurso educacional aberto pelos professores;

3- Identificação da licença escolhida no recurso elaborado (clique aqui para acessar um passo-a-passo e aqui para conferir um exemplo de uma obra já licenciada); e

4- Submissão dos recursos no portal eduCAPES: clique aqui para disponibilizar.

 

Links disponíveis

Relatório técnico sobre o projeto “Mapeamento dos Recursos Educacionais na Universidade Aberta do Brasil: perspectivas e práticas” - http://educacaoaberta.org/perspectivas-rea-uab/

Como implementar uma política de Educação Aberta e de Recursos Educacionais Abertos - http://educadigital.org.br/guiaEA/

Cátedra UNESCO de Educação Aberta da Unicamp – www.educacaoaberta.org

Congresso Mundial REA – Unesco - https://conference.oeconsortium.org/2017/

Creative Commons - www.creativecommons.org.br

Recursos Educacionais Abertos: um caderno para professores - http://educacaoaberta.org/cadernorea/

 

Contato

Entre em contato com a nossa equipe, em caso de dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Campanha REA UAB

 14/11/2017

Ofício Circular nº 28/2017-CPCF/CGPC/DED/CAPES, aos Reitores.

PDF
164kb

 14/11/2017

Material informativo sobre a Campanha de licenciamento aberto do acervo de materiais do Sistema UAB.

PDF
458kb

 14/11/2017

Filipeta sobre a Campanha

PDF
436kb
15/01/2018 Ofício Circular nº 52/2017-CPCF/CGPC/DED/CAPES – Extensão do prazo da Campanha PDF
187kb

 

Documentos Vigentes

 14/11/2017

Folder explicativo sobre as modalidades de licenças abertas utilizadas no âmbito do Sistema UAB.

PDF
758kb

 14/11/2017

Resolução CNE nº 1, de 11/03/2016 - Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância.

PDF
266kb

 14/11/2017

Portaria CAPES nº 183, de 21/10/2016 – Diretrizes para concessão e pagamento de bolsas do Sistema UAB.

PDF
52kb

 14/11/2017

Instrução Normativa CAPES nº 2, 19/04/2017 – Procedimentos de pagamentos e parâmetros atinentes à concessão de bolsas do Sistema UAB.

PDF
51kb

 

 

Fim do conteúdo da página