Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Polos UAB

Publicado: Sexta, 12 Janeiro 2018 09:11 | Última Atualização: Quarta, 13 Junho 2018 15:14

O Polo UAB é uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância - EaD, de responsabilidade das Instituições de Ensino Superior - IES. O polo UAB é localizado, preferencialmente, em municípios de porte médio, que apresentam um total de habitantes entre 20 e 50 mil, e que não possuam instalações acadêmicas públicas de nível superior.

Os polos UAB podem ser tipificados como efetivo ou associado.

Polo Efetivo - quando a entidade mantenedora, responsável pela infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos, for um governo estadual ou municipal.

Polo Associado - quando a entidade mantenedora for uma IES integrante do sistema UAB. O Polo UAB associado geralmente localiza-se em um campus de uma IES.

Para implantar ou manter um Polo UAB, a instituição interessada deverá dispor de espaços com mobiliário correspondente as suas finalidades, além de condições adequadas de conforto ambiental, iluminação, acústica e ventilação.

Ressalta-se que os espaços disponíveis no polo UAB devem garantir o pleno desenvolvimento das atividades previstas, em regime de compartilhamento por todas as IES nele atuantes.

 

Infraestrutura necessária

a) Espaços gerais do Polo UAB

  • Sala para coordenação do Polo UAB (obrigatório);
  • Sala para secretaria do Polo UAB (obrigatório);
  • Sala de reunião (opcional);
  • Banheiros (ao menos um feminino e outro masculino) com acessibilidade, conforme o que demanda as Leis 10 908, de 19 de dezembro de 2000 e 11 982, de 2009;

b) Espaços de apoio do Polo UAB (obrigatório)

  • Laboratório de informática com instalações elétricas adequadas (rede estabilizada);
  • Biblioteca física, com espaço para estudos;

c) Espaços acadêmicos

  • Sala multiuso - para realização de aula(s), tutoria, prova(s), vídeo/webconferência(s) etc.;
  • Laboratório pedagógico (quando couber);

 

Os espaços acadêmicos podem estar situados em outros locais, a partir de convênios com outras instituições, porém, há a obrigatoriedade de pelo menos uma sala de aula/multiuso nas instalações do polo;

Tratando-se de um polo associado, é admitida utilização compartilhada da secretaria acadêmica, biblioteca e demais ambientes, com exceção da sala da coordenação do polo, ambiente obrigatório e exclusivo.

Todos os espaços obrigatórios devem estar localizados no endereço sede do polo, podendo os demais espaços estarem em locais distintos, desde que exista Termo de Cessão de Uso, assinado pelo proprietário do espaço, indicando os dias e horários de uso prioritário pelo polo UAB.

Um Polo UAB deve ter uma infraestrutura tecnológica composta, basicamente, por:

I. Computadores em número adequado para atender o quantitativo que alunos (as) que se pretende atender no Polo
II. Conexão à internet em banda larga (recomenda-se acesso mínimo de
2Mb) para todos os ambientes do Polo
III. Ferramentas pedagógicas tais como data-show; lousa, podendo ser digital; equipamentos para conferência web ou vídeoconferência.

 

Composição da equipe do Polo UAB

1. Coordenador de Polo (indicação do mantenedor do polo);
2. Assistente à Docência (de acordo com a quantidade de alunos no polo) (indicação das IES ofertantes de curso no polo);
3. Secretária (o) ou Apoio Administrativo;
4. Técnico (s) de informática;
5. Bibliotecário ou auxiliar de biblioteca;
6. Técnico (s) para laboratórios pedagógicos, desde que exista laboratório de biologia (biologia), química (química), física (física), ateliê de artes (artes), ou quadra poliesportiva (educação física);
7. Pessoal de segurança, opcional no caso de existirem equipamentos e segurança;
8. Pessoal de manutenção e limpeza;

Para polos UAB associados não se faz necessária comprovação dos recursos humanos destinados ao polo, porém, faz-se necessário atendimento às orientações da CAPES quanto à indicação do Coordenador do Polo, pessoa que deverá ter dedicação exclusiva ao polo.

Somente podem utilizar da infraestrutura do polo, desde que não atrapalhem as atividades da UAB, entidades públicas, com prévia comunicação à DED/CAPES mediante o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., respeitando a prioridade para a UAB.

É estritamente vedada a utilização ou compartilhamento dos espaços e equipamentos do polo com entidades privadas ou com fins lucrativos.

 
Documentos relacionados

Publicação na WEB

Nome do documento

Formatos disponíveis

11/01/2018

Oficio circular nº 1/2017, de 18/01/20178 - Sobre a Coordenação dos Polos UAB

N/D

PDF
1,40mb

N/D

11/01/2018

Ficha Termo Assistente a Docência

DOC
210kb

N/D

N/D

11/01/2018

Ficha Termo Coordenador de Polo_BOLSISTA

DOC
287kb

N/D

N/D

11/01/2018

Ficha Termo Coordenador de Polo_NÃO_BOLSISTA

DOC
209kb

N/D

N/D

11/01/2018

Currículo Padrão para Atuação em Polo UAB

DOC
61,7kb

N/D

N/D

 

Consulte os Polos UAB ativos por região

Fim do conteúdo da página