Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes - UAB

Publicado: Segunda, 15 Janeiro 2018 09:58 | Última Atualização: Segunda, 15 Janeiro 2018 12:09

Gostaria de saber se os cursos a distância em algum momento são presenciais?

Como cada Instituição pode adotar um modelo de curso diferenciado, a recomendação é que consulte os editais dos processos seletivos dos cursos.

 

Como ser um tutor da UAB?

Os interessados em atuar como tutores nos cursos do Sistema UAB deverão acompanhar diretamente os editais de seleção publicados nos sites das próprias instituições de ensino. Confira a lista dos sites aqui.

 

Posso fazer dois cursos a distância em instituições diferentes?

A Lei 12.089/09 proíbe uma mesma pessoa ocupar simultaneamente mais de uma vaga como estudante em cursos de graduação de instituições públicas de ensino superior. Sobre o acúmulo de vagas em cursos de níveis diferentes, as instituições devem ser consultadas, tendo em vista o regimento interno de cada uma delas.

 

Como faço para me transferir para outro Polo?

Consulte o coordenador do curso, pois ele será capaz de fornecer as informações necessárias sobre este processo.

 

Como ter um Polo da UAB em nosso Município?

Saiba mais sobre os Polos UAB clicando aqui.

 

Como saber quais os cursos que estão com as inscrições abertas?

Recomenda-se acessar diretamente o site da universidade que oferece o curso de interesse e procurar ali as informações necessárias sobre vestibulares e processos seletivos. Confira a lista dos sites aqui.

 

O Sistema UAB oferta cursos de Mestrado a distância?

Sim, são os Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica – ProEB. Clique aqui para saber mais.

 

Posso acumular bolsa Capes com a bolsa de tutor UAB?

Conforme prevê a Portaria Conjunta Nº2 (CAPES e CNPq), de 22 de julho de 2014 - Sobre bolsas dos tutores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), para os bolsistas matriculados em programas de pós-graduação no país, a autorização para atuar como tutor deverá ser formulada pela coordenação do curso, ou programa de pós-gradução, em que o bolsista estiver matriculado, com a devida anuência de seu orientador. Para os demais bolsistas, a autorização para atuar como tutor deverá ser emitida pelo coordenador do projeto ao qual a bolsa estiver vinculada. A atuação como tutor da UAB não exime o bolsista de cumprir com as obrigações previstas para cada modalidade de bolsa, inclusive quanto ao prazo de vigência, ficando mantida a obrigatoriedade de cumprir os termos do compromisso assumido com a agência de fomento concedente da bolsa. Acesse a portaria: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/PORTARIA-CONJUNTA-2-22jul14.pdf

Fim do conteúdo da página