Curso | Plataforma Sucupira


Produções Acadêmicas | Trabalhos de Conclusão


O menu Trabalhos de Conclusão destina-se ao registro dos Trabalhos de Conclusão defendidos e aprovados nos cursos de mestrado/doutorado acadêmico, mestrado/doutorado profissional do programa no ano base.
PORTARIA No 389, DE 23 DE MARÇO DE 2017

Ferramentas de apoio ao preenchimento disponibilizadas no menu Trabalhos de Conclusão
Cadastrar Docente Registro inicial
Visualizar É na Lupa que o usuário tem a possibilidade de conferir as informações inseridas, na própria tela.
Alterar Utiliza-se caso seja necessário algum ajuste no registro concluído.
Remover Possibilita a exclusão do registro que tenha sido feito equivocadamente.
Ajuda Ao acessar qualquer um dos menus observe os itens solicitados no preenchimento, e onde aparecer o ícone de interrogação, colocando o cursor sobre a interrogação aparecerá a explicação.

Visualização da consulta



Aba (1) Dados Gerais


A partir da aba (1) Dados Gerais, há o botão “Salvar e Avançar”. Dessa forma, é possível preencher parte dos dados e continuar o preenchimento posteriormente.

Enquanto todas as informações obrigatórias não forem preenchidas, o trabalho de conclusão ficará inconsistente, ficando o registro destacado com a cor vermelha conforme imagem abaixo:
Visualização da consulta quando ainda há pendências de preenchimento.



Fique atento!

Antes de operar o documento
Trabalhos de Conclusão.
Recomenda-se ao usuário completar os dados dos menus Dados Cadastrais, Linhas de Pesquisa e Projetos de Pesquisa e registrar, no menu Pessoas, todos os indivíduos que terão referência nominal nesse cadastro.
As situações:
  • Mudança de nível com defesa de dissertação
(ou apresentação pública do trabalho de mestrado) = aluno que defendeu trabalho de conclusão de mestrado e ingressou imediatamente no doutorado no mesmo PPG.
Se houver financiador, deverá ser referente ao status atual do discente no ano base.
Obs.: Deverá ser cadastrado o trabalho de conclusão respectivo.
  • Titulado
Aluno do programa de pós-graduação que defendeu Trabalho de conclusão em um ano de referência.
Obs.: Deverá ser cadastrado o trabalho de conclusão respectivo.
É possível realizar alterações De orientador principal, coorientador, data de matrícula e data de titulação no caso de discentes que já estejam titulados ou na situação mudança de nível com defesa.

No Menu “Discentes”, é possível alterar e/ou excluir o coorientador, bem como alterar a data da matrícula e o orientador principal. Para alterar a data de titulação, é necessário alterar a data de defesa na aba (1) do Menu “Trabalhos de Conclusão”.
Casos em que a data fim da orientação será automaticamente preenchida com a data da situação: Nos casos em que o discente for desligado, titulado, mudou de nível com defesa ou abandonou o PPG, a data fim de orientação será automaticamente preenchida com a data da situação;

Fique atento!

No menu discentes advertimos que as situações Titulado e Mudança de Nível com Defesa constam no trabalho de conclusão.



Para os Programas que possuem Cursos de Mestrado e Doutorado, haverá a opção Mudança de Nível com Defesa. Ao clicar nesta opção, o status do aluno será automaticamente alterado no Menu Discentes para o nível de Doutorado (matriculado) e será contabilizado como titulado no mestrado. A outra opção é marcar o discente como Titulado.




Cadastro de trabalho de conclusão.

Detalhes sobre as Abas: Programas Acadêmicos.





Detalhes sobre as Abas: Programas Profissionais.

Caso o programa seja da modalidade profissional, na aba (1) Dados Gerais, foi acrescentado o campo “Tipo de Trabalho de Conclusão” com as opções listadas (tipos de trabalhos de conclusão conforme Portaria nº 17 de 29 de dezembro de 2009): Link para portaria.


Os programas da modalidade profissional têm, ainda, a possibilidade de associar seus trabalhos de conclusão às produções intelectuais correspondentes, desde que o discente autor do trabalho de conclusão seja um dos coautores da produção. Esse registro deve ser feito na aba (8) Produção Intelectual, na qual é possível cadastrar uma produção nova (ao clicar no ícone “Cadastrar Produção Intelectual”) ou associar uma produção previamente cadastrada. O campo é de preenchimento automático, e tem por finalidade realizar a associação de um produto ao trabalho de conclusão do discente.

Aba (2) Detalhamento





Resumo Apresenta um campo texto para transcrição do resumo do trabalho de conclusão, também a ser utilizado para divulgação. Deve-se evitar a utilização de símbolos e fórmulas químicas e matemáticas. Obrigatório.
Palavras-chave Palavras ou expressões que identificam áreas, temas ou problemas tratados no trabalho. Obrigatório. Após cada palavra-chave tecle ENTER ou “;”.
Abstract Resumo em inglês.
Keywords Palavras-chave em inglês. Campo obrigatório. Após cada palavra-chave tecle ENTER ou “;”.
Volume Número de volumes do trabalho de conclusão. Obrigatório.
Páginas Número de páginas do trabalho de conclusão. Obrigatório.
Idioma Idioma no qual foi escrito o trabalho. Obrigatório.
Biblioteca depositária Biblioteca onde formalmente o trabalho de conclusão pode ser encontrado para consulta e reprodução. Obrigatório.

Aba (3) Contexto




Área de Concentração Área de concentração do programa à qual o trabalho de conclusão está associado.
Linha de Pesquisa Linha de pesquisa do programa à qual o trabalho de conclusão está associado.
Projeto Projeto em cujo contexto foi desenvolvido o trabalho de conclusão. É permitida a associação de projetos de pesquisa, linhas de pesquisa e áreas de concentração concluídos em um ano base anterior ao trabalho de conclusão.



Fique atento!

Caminhos para relacionar o Trabalho de Conclusão ao contexto das atividades de pesquisa do programa:
Área de Concentração Ao selecionar uma Área de Concentração, todas as Linhas de Pesquisa a ela vinculadas ficam disponíveis para seleção.
Linha de Pesquisa Ao selecionar uma Linha de Pesquisa é exibida sua Área de Concentração associada e todos os Projetos a ela vinculados ficam disponíveis para seleção.
“Projeto Isolado” Ao selecionar a linha “Projeto Isolado”, ficam disponíveis para seleção todos os projetos cadastrados nessa linha. Escolhido o Projeto é exibida a Área de Concentração “não associada”. Essa linha não possui área de concentração associada.

Aba (4) Banca Examinadora




Refere-se ao registro dos membros da Banca Examinadora do trabalho de conclusão. Quaisquer nomes cadastrados em qualquer uma das categorias (Docente, Discente ou participante externo) podem ser selecionados como membros de bancas examinadoras.
Não há restrição à seleção de Discente, tendo em vista a possibilidade de que doutorandos, que sejam também docentes, possam eventualmente ser membros de bancas examinadoras.



Fique atento!

Caminhos para relacionar o Trabalho de Conclusão ao contexto das atividades de pesquisa do programa:
Orientador Nesta aba também é possível alterar o orientador principal do discente ou período de orientação.
Basta redigir o nome desejado e salvar as alterações.
Só é possível alterar o nome e data de início do orientador principal.
Coorientador
(orientador que não é o principal)
A alteração ou exclusão deverá ser realizada no registro do discente no Menu "Discentes".

Em caso de erro de preenchimento, a alteração da data da defesa pode ser feita na aba (1) do Menu Trabalho de Conclusão.

Aba (5) Financiador




Objetiva identificar entidades que efetivamente financiaram o trabalho de conclusão.
Financiador
(Programa de Fomento)
Denominação da entidade financiadora e respectivo programa de fomento. Seleção entre as entidades atreladas ao programa no menu Financiadores.
Número de meses Número de meses durante os quais foi concedido o apoio material à realização do trabalho.




Aba (6) Documento




Na aba Documento será anexado o arquivo do Trabalho de Conclusão do discente. A inserção do documento é obrigatória, mesmo que a divulgação do trabalho não seja autorizada.
Autorização de Divulgação Marcar “não” apenas se o trabalho não puder ser disponibilizado de forma pública. Mesmo selecionando esta opção, o arquivo deverá ser anexado.
Após informar se deseja ou não autorizar a divulgação do trabalho, deve-se selecionar o termo de responsabilidade, destacado acima. Após este procedimento, o campo para anexar o arquivo do trabalho de conclusão é habilitado.



Fique atento!

Caso o arquivo exceda o tamanho de 250 Mb, deverá ser anexado um documento provisório, indicando que o trabalho será enviado por correio, em mídia digital, para o endereço:

CGI/DAV CAPES - Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 6, CEP: 70040-020.


Aba (7) Atividade Futura




A aba Atividade Futura objetiva coletar a informação de se há algum tipo de vínculo empregatício do discente e a qual tipo de instituição e verificar qual a expectativa de atuação profissional dos egressos dos cursos de pós-graduação. São coletadas informações sobre o vínculo atual e a intenção de atividade futura do autor do trabalho de conclusão. Essas informações não são obrigatórias. São porém, relevantes para avaliação e planejamento do sistema de pós-graduação, e para inferir a expectativa e disponibilidade dos pós-graduados face ao mercado de trabalho.

Tipo de Vínculo Empregatício Existência de vínculo empregatício atual. Opções:
CLT
Servidor Público
Aposentado
Colaborador
Bolsa de fixação

Tipo de Instituição Tipo de empresa do vínculo empregatício atual. Opções:
Instituição de ensino e pesquisa
Empresa pública ou estatal
Empresa privada
Outros

Expectativa de Atuação Atividade profissional que o autor pretende exercer. Opções:
Ensino e Pesquisa
Pesquisa
Empresa
Profissional autônomo
Outras

Mesma Área da Titulação Assinalar se há expectativa de atuação na mesma área de titulação do curso.




Aba (8) somente para programas da modalidade profissional aparecerá essa aba.




Têm, ainda, a possibilidade de associar seus trabalhos de conclusão às produções intelectuais correspondentes, desde que o discente autor do trabalho de conclusão seja um dos coautores da produção.

Esse registro deve ser feito na aba (8) Produção Intelectual, na qual é possível cadastrar uma produção nova (ao clicar no ícone “Cadastrar Produção Intelectual”) ou associar uma produção previamente cadastrada. O campo é de preenchimento automático, e tem por finalidade realizar a associação de um produto ao trabalho de conclusão do discente, até o ano da defesa.

Fique atento!

Se o discente titulado ainda tiver alguma associação com o PPG (publicação de artigo, por exemplo) após a defesa, ele deverá ser cadastrado como participante externo e a produção contará como produção desse egresso. Essa produção não deve ser inserida na aba (8) do trabalho de conclusão, já que não é considerada como trabalho de conclusão desse discente.