Curso | Plataforma Sucupira


Módulo Pessoas | Discentes


Ferramentas de apoio ao preenchimento disponibilizadas no menu Discentes
Cadastrar Discente Registro inicial
Visualizar É na Lupa que o usuário tem a possibilidade de ver o histórico de atuações do discente.
Associar bolsa O registro de bolsa declaratória é exclusivamente para fins informativos, sendo necessário apenas para bolsas que não sejam fomentadas pela CAPES.

Fique atento!

Bolsas CAPES: Não utilizar esta ferramenta para inseri-las, Essa informação é carregada automaticamente no Relatório de Discentes Bolsistas.

Alterar Utiliza-se caso seja necessário algum ajuste no registro concluído.
Gerenciar Referências Viabiliza ao usuário verificar em quais atividades do programa a pessoa teve participação no ano base definido.
Remover Possibilita a exclusão do registro que tenha sido feito equivocadamente.
Ajuda Ao acessar qualquer um dos menus observe os itens solicitados no preenchimento, e onde aparecer o ícone de interrogação, colocando o cursor sobre a interrogação aparecerá a explicação.

Devem ser registrados todos os membros do corpo discente do programa de pós-graduação.


Os discentes matriculados em Programas Minter/Dinter são considerados alunos regularmente matriculados no programa de pós-graduação. Sendo assim devem ser registrados neste cadastro.



Fique atento!

Graduação:
Os discentes de cursos de graduação da IES devem ser registrados no Cadastro Discente apenas se tiverem citação nominal em algum outro documento da Coleta, ou seja, se vinculados ao programa em relação a autorias, co-autorias, projetos, etc.

Ao terminar as atividades do discente da graduação no programa de pós-graduação ele deverá ser desligado.

Para o discente da graduação cabe somente o status de Matriculado. Alterar a situação para Desligado caso seja necessário o registro do discente em outros níveis (mestrado/doutorado)

Discentes de graduação de outra IES devem ser registrados no Cadastro de Participante externo.

Fique atento!

Integração do Logo Coleta Capes com o SAC – Sistema de Acompanhamento de Concessões (pagamento de bolsas)

Quando o SAC estiver fechado para pagamento.
(Não será possível)
→ Não será possível a alteração da situação para (desligado, titulado, mudança de nível com/sem defesa ou abandono) e a modificação da data da situação do discente bolsista.
→ Também não será possível titular ou excluir o discente bolsista.
REDE
→ Para Programas em Rede, também não será possível mudar a IES de um discente, durante esse período.
Quando o SAC estiver fechado para pagamento.
(Será possível alterar)
→ Os seguintes campos do Menu Discente poderão ser alterados ou incluídos como: abreviatura, e-mail, nome do coordenador, nome do orientador.
Cancelamento automático de bolsa no SAC. → A alteração da situação para desligado, titulado, mudança de nível com/sem defesa ou abandono, para bolsistas da Capes, implica em cancelamento automático dessa bolsa no SAC.





Discentes - Cadastrar


Dados Pessoais
Ao digitar o CPF, o Sistema valida as informações (nome, data de nascimento, sexo e nacionalidade) a partir dos dados da Receita Federal. O “País do Documento” é preenchido automaticamente com o país Brasil, mas a “Nacionalidade” pode ser alterada. No caso de discente não brasileiro que não tenha ainda CPF deve ser informado o passaporte e o país emissor.

Dados Institucionais
Nível do curso do discente, dentre as opções: Graduação, Mestrado, Doutorado.

Orientador
Para o discente da Pós-graduação, esse campo é habilitado quando o status for Matriculado ou Mudança de Nível sem Defesa. Campo desabilitado para o discente da Graduação.

É possível adicionar mais de um orientador e marcar um deles como principal.








Campos (Conforme à Portaria Normativa nº 13, de 11 de maio de 2016). Opções: Caso não disponha de informação:
“raça/cor” → amarela, branca, indígena, parda ou preta → Selecione a opção “não dispõe de informação” ou a opção “não declarado” para aqueles que não desejarem informar a raça/cor.
“Pessoa com Deficiência” → “sim” ou “não” → para o campo “Pessoa com Deficiência” deverá ser selecionada a opção “sim” ou “não”, caso contrário, o sistema mostrará a mensagem “Pessoa com Deficiência: Campo de preenchimento obrigatório.”



Se o PPG tiver algum programa Minter/Dinter em andamento, a tela de cadastro de discente aparecerá com a opção de seleção da Proposta Minter/Dinter, conforme mostrado a seguir:





Fique atento!

A data fim da vigência de orientação não deve ser preenchida, a fim de que seja possível cadastrar o trabalho de conclusão.
Se o discente for bolsista da Capes, após mudar a situação para mudança de nível sem defesa, desligado ou abandonou a bolsa será automaticamente cancelada no SAC.



Fique atento!

Situação do discente no programa
  • Mudança de nível sem defesa
  • Mudança de nível com defesa
Ambas as situações criam automaticamente um registro para o discente no doutorado.

  • No caso da mudança de nível sem defesa o trabalho de conclusão poderá ser inserido posteriormente, conforme consta na portaria Capes 77/2006.
  • No caso de mudança de nível com defesa será necessário inserir o trabalho de conclusão do mestrado imediatamente após a mudança de status de matriculado para mudança de nível com defesa.


Situação do discente no programa, dentre as opções:
Matriculado Abandonou Desligado Mudança de nível sem defesa Discente da graduação
aluno da pós-graduação formalmente matriculado em um dos cursos do programa; aluno da pós-graduação que abandonou o programa, por iniciativa própria; aluno da pós-graduação que foi formalmente desligado do programa; aluno que mudou de nível mestrado para doutorado automaticamente, sem apresentar trabalho de conclusão. Portanto, o trabalho de conclusão referente a este aluno não deverá ser cadastrado, assim como o orientador do mestrado não será informado. Deverá ser informado o orientador do discente no Doutorado.

Informações adicionais:


1. O discente com situação "Mudança de nível sem defesa" não será contabilizado como titulado no mestrado. Para fins de contagem de tempo de matrícula do discente que mudou de nível sem defesa no Programa, será considerada a data de início das atividades desde o Mestrado.
2. Portanto, o trabalho de conclusão referente a este aluno não deverá ser cadastrado, assim como o orientador do mestrado não será informado. Deverá ser informado o orientador do discente no Doutorado.
3. Mudança do nível de curso pela passagem direta e antecipada do aluno de mestrado para o doutorado.

  • A Portaria Capes 77/2006 estabelece que um discente de Mestrado, de reconhecido desempenho acadêmico, defendendo sua dissertação num prazo anterior a 24 meses, poderá antecipar a matrícula no Doutorado, desde que a defesa da dissertação se dê no prazo máximo de três meses, a partir da data da seleção para a referida promoção. Tais discentes terão suas bolsas complementadas para o nível de doutorado, por até quatro anos, a partir da referida promoção.

4. Para poder realizar o cadastro do discente no nível de Doutordo antes da defesa do Mestrado, o coordenador do PPG deverá mudar o status do discente no nível de Mestrado para Mudança de Nível Sem Defesa.
cabe somente o status de Matriculado. Alterar a situação para Desligado caso seja necessário o registro do discente em outros níveis (mestrado/doutorado)

Fique atento!

Mudança de Nível com Defesa e Titulação • A titulação e a mudança de nível com defesa não estão mais no Menu Discentes, e sim no Menu Trabalho de Conclusão.

×

Vídeo - Localização de discente desligado

...