Curso | Plataforma Sucupira


Importação do Currículo Lattes | Apresentação


Fique atento!

  • Ferramenta desenvolvida para auxiliar o preenchimento da Coleta de Dados.
  • O uso dessa ferramenta é opcional.
  • Ao utilizar a opção "Importar Currículo", serão importadas as produções docentes de natureza bibliográfica, técnica e artística referente ao ano base selecionado.
  • Esta ferramenta traz informações de cadastro de Docentes com a base de dados do CNPq.
  • Utiliza o CPF de cada docente cadastrado no (Módulo Pessoas – Menu Docentes) para buscar seu currículo no Sistema de Currículos Lattes do CNPq para que a importação seja realizada.
  • Na atual versão da plataforma Sucupira não é possível importar currículo de discentes.
  • “Após a Quadrienal 2017” só será possível importar produções do Lattes a partir do ano 2017, produções anteriores a 2017 deverão ser inseridas manualmente.

A importação do Currículo Lattes pode ser feita por meio do menu Importações → Currículo Lattes (1) no cabeçalho superior ou pelo menu “Produções Intelectuais” → Importar Produção Intelectual (2)

Aprimoramentos (importação das produções dos Docentes)
Importação de currículo Lattes – Dados para Consulta: → Já trará a data da última Importação das produções na Plataforma e a data da Atualização na Plataforma Lattes.
Site do CNPq fora do ar. → Não inviabilizará a importação das produções intelectuais. → O sistema armazenará as produções dos docentes no banco de dados da Capes até a data informada no item “Data de atualização do Lattes”
O algoritmo para importação das produções dos docentes foi aprimorado. → Agora o sistema associará previamente as pessoas já cadastradas no Programa (docentes, discentes e Participantes externos) quando o nome coincidir com a grafia registrada no CPF dessas pessoas.
Segunda opção de busca. (Para aquelas pessoas não associadas automaticamente, mas que estão cadastradas no programa). → O algoritmo considerará a abreviatura, além de partes do nome, para realizar a busca de nomes semelhantes entre as pessoas cadastradas no Programa.
Para o caso de coautor não identificado. → É possível fazer uma busca avançada em todos os programas, inclusive no próprio Programa.

Módulo Produções Acadêmicas – Menu Produção Intelectual



Ferramentas de apoio ao preenchimento disponibilizadas no menu Produção Intelectual
Cadastrar Produção Intelectual A Produção intelectual de um docente pode ser inserida manualmente na Plataforma Sucupira
Visualizar É na Lupa que o usuário tem a possibilidade de ver o histórico de atuações do participante externo.
Alterar Utiliza-se caso seja necessário algum ajuste no registro concluído.
Remover Possibilita a exclusão do registro que tenha sido feito equivocadamente.
Ajuda Ao acessar qualquer um dos menus observe os itens solicitados no preenchimento, e onde aparecer o ícone de interrogação, colocando o cursor sobre a interrogação aparecerá a explicação.
Produções Importadas do Lattes
Produções inconsistentes Produção com algum campo obrigatório sem preenchimento.
Produção mais relevante Dentre as produções intelectuais cadastradas pelo programa, aquelas consideradas mais relevantes ficarão destacadas com o símbolo.
Não associado Para aqueles coautores, pertencentes ao Programa, mas cujo nome ou abreviatura divergir com o registro na Plataforma (nome abreviado ou abreviatura não cadastrada) o status será "não associado".
Associado Será necessário incluir a abreviatura no cadastro da pessoa para que o sistema faça a associação. Outra opção é buscar essa pessoa pelo nome completo ou CPF na busca avançada quando utilizar a importação.
Importar Apresenta as produções a serem importadas, caso desejado.
Importada Apresenta as produções que já foram importadas.