Pular para: Menu Conteúdo Busca
Alto Contraste: contraste Tamanho de fonte: maior menor reset
Assinados acordos com LASPAU no âmbito do Ciência sem Fronteiras PDF Imprimir E-mail
Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes   
Segunda, 12 de Março de 2012 18:01

A LASPAU (Academic and Professional Programs for the Américas), uma organização sem fins lucrativos filiada à Universidade de Harvard, assinou, em fevereiro, acordos com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para promover a cooperação nas áreas da ciência e da tecnologia.

Em ambos os acordos, a LASPAU fornecerá gerenciamento de programa de bolsas de estudos para estudantes brasileiros que desejam fazer doutorado (começando no outono de 2013) em universidades nos Estados Unidos e irá cooperar com as agências brasileiras para promover outras atividades nos campos da ciência e tecnologia entre os Estados Unidos e Brasil. Os dois acordos irão abranger um número total de 1.500 brasileiros que serão colocados por intermédio da LASPAU em programas de doutoramento por um período de três anos nos Estados Unidos.

AcordoCapesLaspau-EUA
Acordos de cooperação técnico-científico são assinados entre Brasil e EUA (Foto: LASPAU)

Os acordos foram assinados pelo diretor executivo da LASPAU, Peter DeShazo, pelo presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, e pelo presidente do CNPq, Glaucius Oliva, e são em prol do programa Ciência sem Fronteiras.

LASPAU
Fundada em 1964 e dedicada a fortalecer o ensino superior nas Américas, LASPAU tem uma longa história de cooperação com o governo brasileiro, em universidades e no setor privado. A organização administra atualmente programas acadêmicos para uma ampla seleção de principais instituições, incluindo o Programa Fulbright para Estudantes Estrangeiros do Departamento de Estado dos Estados Unidos, a Organização dos Estados Americanos (OAS) e os governos de vários países da América Latina.

Após a assinatura dos acordos, o Diretor Executivo da LASPAU, DeShazo declarou que, "LASPAU se orgulha da parceria com a Capes e com o CNPq em um momento chave, quando o Brasil está fazendo um grande investimento em recursos humanos nas áreas de ciência e tecnologia. Estamos honrados em desempenhar um papel na promoção de laços acadêmicos entre Brasil e Estados Unidos."

Ciência sem Fronteiras
O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de mais de 100 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.

O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de suas instituições de fomento – Capes e CNPq –, e secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

(Com informações da LASPAU)

 
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, CEP 70040-020 - Brasília, DF
CNPJ 00889834/0001-08 - Copyright 2006 Capes. Todos os direitos reservados.
Participe:Transparência Públcia Selo Acesso BR
Conheça também: MEC | CNE | INEP | CNPq