Pular para: Menu Conteúdo Busca
Alto Contraste: contraste Tamanho de fonte: maior menor reset
Representantes da Capes participam de seminário para discutir propostas para a Rio +20 PDF Imprimir E-mail
Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes   
Quinta, 19 de Janeiro de 2012 11:48

Inicia nesta quinta-feira, 19, o 1º Seminário "Amazônia na Rio +20", em Santarém/PA, no qual diversas instituições de ciência e tecnologia da Amazônia discutirão a elaboração de propostas à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável de 2012 (Rio +20). O evento segue até o dia 20 de janeiro e é organizado pelas Universidades Federais do Oeste do Pará (Ufopa), do Pará (UFPA), Rural do Pará (Ufra) e do Estado do Pará (Uepa) e tem o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Rio +20
Com os objetivos de assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável e avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação das propostas geradas nos encontros sobre a temática ambiental, a Rio +20 reunirá, de 20 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, chefes de estado e de governo, entre outros representantes, para elaborarem conjuntamente um documento político.

O seminário "Amazônia na Rio +20" acontece para enriquecer esse debate e fortalecer as discussões em torno de uma Amazônia sustentável. A programação inclui painéis temáticos conduzidos por representantes regionais e nacionais. Ao final do seminário, espera-se construir uma proposta das instituições de Ciência e Tecnologia da Amazônia visando contribuir para acelerar o processo de transição para uma economia verde a partir da valorização do potencial do trópico úmido.

No dia 20 de janeiro, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, e o diretor de Avaliação da fundação, Lívio Amaral, participarão dos painéis "Apresentação das contribuições à Rio +20, de eventos anteriores" e "Amazônia: desafio brasileiro do século XXI – a necessidade de uma revolução na C&T". Dentro do primeiro painel será abordado o tema "A Participação da Capes na Rio +20". No mesmo dia, o presidente da Capes ainda receberá o título de Doutor Honoris Causa da Ufopa.

Confira aqui a programação completa do 1º Seminário Amazônia na Rio +20.

(ACS/Capes)

 
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, CEP 70040-020 - Brasília, DF
CNPJ 00889834/0001-08 - Copyright 2006 Capes. Todos os direitos reservados.
Participe:Transparência Públcia Selo Acesso BR
Conheça também: MEC | CNE | INEP | CNPq