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Grupos de trabalho trocam experiências em seminário do Obeduc e Observatório da Educação Escolar Indígena PDF Imprimir E-mail
Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes   
Quarta, 09 de Novembro de 2011 18:27

Dando continuidade ao 3° Seminário do Programa Observatório da Educação (Obeduc) e do 1° Seminário do Programa Observatório da Educação Escolar Indígena, os participantes participaram, nesta quarta-feira, 9, de grupos de trabalho e assistiram à palestra "A utilização das avaliações e bases de dados do Inep", proferida pela coordenadora de Fomento e Apoio a Estudos e Pesquisas da Dired/Inep, Fernanda Becker. O evento teve início nesta terça-feira, 8, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

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Grupos de trabalho apresentaram síntese das trocas de experiências durante o evento (Foto: Pedro Arcanjo - ACS/Capes)

No período da tarde, foram apresentados o Portal Comunidades pela gerente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Diretoria de Educação Básica da Capes, Claudete Batista Cardoso, e o Portal Britannica Escola Online pela diretora de Educação Básica Presencial da Capes, Carmen Moreira de Castro Neves. A palestra "Prêmio Inovação em Gestão Educacional" também foi apresentada aos participantes.

Grupos de Trabalho
Sete grupos de trabalho, sendo eles professores da educação básica – edital 2008 (Obeduc); professores da educação básica – edital 2009 (Obeduc Indígena); coordenadores institucionais – edital 2009 (Obeduc Indígena); utilização de bases de dados, articulação entre pós-graduação e educação básica; Observatório da Educação e a formação docente; e pesquisa aplicada em língua portuguesa, matemática, ensino de ciências e alfabetização, se reuniram durante a manhã e apresentaram a síntese das trocas de experiências no período da tarde.

As apresentações foram coordenadas pelo coordenador-geral de Desenvolvimento de Conteúdo Curricular e Modelos Experimentais da Diretoria de Educação Básica Presencial da Capes, Hélder Eterno da Silveira. "A ideia dos grupos de trabalho é trocar experiências de diferentes aspectos relacionados às nossas pesquisas e aos nossos projetos. Por isso sugerimos sete grandes temas que resume, em linhas gerais, as diferentes experiências que têm vários pontos em comum. Este trabalho é importante, pois contribui para uma questão que levantei em um evento que participei esta semana: eu disse [a respeito da missão de fomentar em induzir da Capes] que não é a Capes que induz. A Capes é induzida pelos muitos trabalhos, reflexões e contribuições que vocês nos trazem."

Encerramento
Durante o encerramento do evento, a diretora de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luziele Tapajós, falou sobre a revisão da política editorial no Inep, inclusive com a perspectiva de fundação de uma editora do instituto. "Nesse sentido, um dos pontos de discussões é exatamente publicações oriundas das pesquisas do Observatório. É uma notícia em primeira mão que estamos trazendo aqui justamente por entender a importância desse programa e a grandeza de seus resultados." Luziele também cumprimentou os participantes pela bravura em perseguir e avançar nas pesquisas e estudos, mesmo com as dificuldades que são apresentadas.

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Diretora de Estudos Educacionais do Inep falou sobre a perspectiva de fundação de uma editora do instituto (Foto: Pedro Arcanjo - ACS/Capes)

A diretora da DEB, Carmen Moreira, agradeceu a presença dos participantes e se declarou feliz em ouvir os relatos dos grupos de trabalho. "Ouvindo os relatos, lembrei-me de Álvaro Vieira Pinto, que diz que o homem é sempre um reivindicante em educação: a cada patamar que ele atinge, quer um novo. E estamos abertos a isso, a aprimorar o Observatório da Educação e todos os nossos programas."

Carmen também garantiu a continuidade do programa. "Tivemos tantas demandas de Observatórios específicos que ficou impossível abrir edital para todos especificamente, mas vamos manter o Observatório aberto com todas as possibilidades e queremos ver ainda se ampliamos o número de projetos apoiados, mantendo os que já existem."

Obeduc
O Observatório da Educação é um programa, resultado da parceria entre a Capes, o Inep e a Secadi, que tem como objetivo fomentar a produção acadêmica e a formação de recursos humanos em educação, em nível de pós-graduação – mestrado e doutorado. O programa apoia a realização de projetos de estudos e pesquisas em temas educacionais que utilizem as bases de dados geradas pelas avaliações e censos do Inep.

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Diretora de Educação Básica Presencial da Capes garantiu a continuidade do programa e ampliação do número de projetos apoiados (Foto: Pedro Arcanjo - ACS/Capes)

As propostas devem ser organizadas em núcleos locais ou em rede e as equipes devem ser compostas por docente coordenador e estudantes de doutorado e mestrado. E, com o objetivo de favorecer a integração entre pós-graduação, cursos de formação de professores e escolas de educação básica, também são oferecidas bolsas aos estudantes de graduação e aos professores em efetivo exercício ou profissionais que exerçam a função de coordenador ou supervisor pedagógico na rede pública de educação básica.

Obeduc Índigena
O Observatório da Educação Escolar Indígena é uma edição especial do programa Observatório da Educação, que fomenta estudos e pesquisas em educação, com foco na educação básica intercultural indígena e prioridade para a formação de professores e gestores educacionais para os territórios etnoeducacionais. São oferecidas bolsas aos coordenadores de projetos, estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), estudantes de graduação e docentes da educação básica intercultural indígena.

 Natália Morato

 
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