Pular para: Menu Conteúdo Busca
Alto Contraste: contraste Tamanho de fonte: maior menor reset
Encerramento do seminário do Prodocência aborda importância do trabalho colaborativo PDF Imprimir E-mail
Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes   
Sexta, 07 de Outubro de 2011 20:23

Nesta sexta-feira, 7, durante o 1º Seminário Nacional do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), os grupos de trabalho apresentaram suas discussões realizadas no dia 6 de outubro e avaliaram o evento. Os temas discutidos foram "A utilização de tecnologias de ensino e aprendizagem e a construção de novas metodologias para formação inicial de professores nos projetos Prodocência"; "A criação e utilização dos novos espaços de formação e a produção de material didático no enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem"; "Inovação no currículo e na gestão das licenciaturas"; e "O Prodocência como instrumento de articulação da educação Superior e escolas de educação básica com o ensino, pesquisa e extensão e com os outros programas da Capes".

Encerramento
No encerramento, a diretora de Educação Básica Presencial (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carmen Neves, revelou o sucesso do encontro, pois provocou o desassossego e a aproximação dos grupos. "Se saíssemos daqui acomodados, não sairíamos do lugar. O desassossego é o que nos impulsiona. É a pergunta que move a ciência, que move o conhecimento. É o desassossego que vai fazer com que possamos aperfeiçoar o Prodocência e todos os outros programas da Capes. A gente só melhora quando encara a realidade. A evolução vem com o desassossego."

07.10.11.1SemProdocencia.001
Diretora da DEB ressaltou a importância da aproximação dos grupos e das questões levantadas durante o encontro (Foto: ACS/Capes)

O coordenador geral de Desenvolvimento de Conteúdo Curricular e Modelos Experimentais da Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB), Hélder Eterno da Silveira, ressaltou a importância da articulação entre os programas e a Capes. "Que bom que, por vezes, o coordenador do Novos Talentos, do Pibid, do Prodocência é o mesmo. Que bom que também às vezes não é, pois são apresentadas novas perspectivas. Mas, quando isso não ocorre, é muito importante que os coordenadores se aproximem. É muito relevante que a gente provoque essa articulação, mas sabendo quais são os limites de cada um deles e, principalmente, quais são as áreas de interface, de tangenciamento. Nós não podemos pensar em educação se não pensar em coletividade."

Helder finalizou dizendo que agora é a hora de refletir em cima das questões e demandas que foram trazidas à Capes, lembrando novamente a importância da cooperação. "Não podemos perder de vista que estamos em um trabalho colaborativo em que tanto a DEB precisa das universidades, quanto as universidades precisam da DEB, e da Capes, e das secretarias, e dos reitores. Tudo isso em prol da licenciatura, em prol da educação neste país."

07.10.11.1SemProdocencia.002
Participantes do seminário apresentaram suas discussões e avaliaram o evento (Foto: ACS/Capes)

Prodocência
O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), coordenado pela Diretoria de Educação Básica (DEB) da Capes, atua com o objetivo de valorizar a formação e reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica. O programa seleciona propostas que contemplem novas formas de gestão institucional e desenvolvam experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador.

As iniciativas contempladas apresentam projetos de cooperação entre unidades acadêmicas que busquem elevar a qualidade da formação dos futuros docentes. A integração entre educação superior e educação básica, assim como a superação de problemas identificados nas avaliações feitas nos cursos de licenciatura também são objeto do programa.

O programa foi criado no âmbito da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação, em 2006. É gerido pela Capes desde 2008 e atualmente está em sua segunda edição.

Saiba mais sobre o Prodocência.

Veja o que já foi publicado sobre o assunto:
Bolsista afirma que soube lidar com diversas situações na sala de aula por conta do Prododência
Processos educacionais são discutidos durante seminário do Prodocência

 
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, CEP 70040-020 - Brasília, DF
CNPJ 00889834/0001-08 - Copyright 2006 Capes. Todos os direitos reservados.
Participe:Transparência Públcia Selo Acesso BR
Conheça também: MEC | CNE | INEP | CNPq