Pular para: Menu Conteúdo Busca
Alto Contraste: contraste Tamanho de fonte: maior menor reset
Depoimentos de bolsistas marcam a abertura do encontro do Pibid PDF Imprimir E-mail
Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes   
Terça, 27 de Setembro de 2011 19:04

A abertura do 2º Encontro de Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi marcada por depoimentos daqueles que vivenciam a iniciativa em seu cotidiano. O destaque foram as falas dos estudantes, de licenciatura e do ensino médio, que revelaram ter a vida transformada pelo programa. O evento continua até o dia 29 de setembro, no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

Uma das falas que emocionou todos os presentes foi a do estudante Luciano Bezerra de Abreu, da escola CIEP 326 Cesar Pernetta no Rio de Janeiro. Segundo o aluno, o Pibid foi uma experiência renovadora. Desde a sua participação no programa, o estudante não repetiu mais de ano e conseguiu um estágio no Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). "Enquanto hoje alguns ex-colegas passam com armas na mão, eu passo com meus livros. Tenho muito orgulho disso", enfatiza. O estudante encerrou seu depoimento com um pedido a todos os coordenadores. "Acreditem no Pibid porque o programa acreditou em mim e hoje eu acredito nele também."

27.09.11.2EncontroPibid.001
Para o estudante Luciano de Abreu, o Pibid foi uma experiência de transformação (Foto: ACS/Capes)

O licenciando em biologia e bolsista do Pibid, Joseph Luiz dos Santos Ferro, também demonstrou uma significativa crença no potencial transformador do programa. "O Pibid me fez enxergar que podemos construir um mundo novo. Se algum dia eu puder dizer que me sinto realizado profissionalmente, tenho certeza que a experiência de iniciação a docência terá tido um papel fundamental nessa história", afirma.

O estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) atua em um colégio da baixada fluminense e afirma que o programa superou suas expectativas e revelou um potencial que ele não sabia pertencer. "Hoje eu tenho uma certeza: quero atuar como professor da escola pública brasileira", conclui.

27.09.11.2EncontroPibid.002
O bolsista Joseph Luiz afirmou que o programa revelou sua vocação para o magistério (Foto: ACS/Capes)

Diálogo
A diretora de Educação Básica da Capes, Carmen Moreira Neves, destacou os avanços alcançados pelo Pibid num curto espaço de tempo. O primeiro encontro, em outubro de 2009, contou com 43 instituições, hoje já são 146. "São dois anos e meio e já temos bastante sucesso. Ainda assim, sabemos que temos que aperfeiçoar muito ainda e esse espaço é para proporcionar isso", explica.

A diretora também aproveitou a ocasião para anunciar o novo coordenador-geral responsável pelos programas da Diretoria de Educação Básica, o professor Hélder Eterno da Silveira. O professor também atua como coordenador institucional do Pibid na Universidade Federal de Uberlândia.

27.09.11.2EncontroPibid.004
A diretora de Educação Básica, Carmen Neves, destacou os avanços do Pibid em dois anos e meio (Foto: ACS/Capes)

Para Neves, a escolha revela a homenagem da Capes a todos os coordenadores do Pibid. "O professor Silveira coordena o maior Pibid do país. A escalação dele como coordenador-geral representa o respeito da Capes aos parceiros, é um sinal de que a Capes observa e acompanha cada uma de suas iniciativas, não como programas de governo, mas como políticas de estado", afirma.

Acesse a apresentação da diretora de Educação Básica, Carmen Moreira Neves, sobre a evolução do Pibid.

Encontro
O 2º Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid tem como objetivo proporcionar a troca de experiências entre as instituições de educação superior envolvidas no Pibid. A ideia é avaliar os resultados alcançados e discutir propostas de melhoria na gestão do programa, favorecendo o crescimento desta política de valorização das licenciaturas e dos estudantes em formação. O evento integra as comemorações dos 60 anos da Capes e reunirá cerca de 200 coordenadores do programa.

27.09.11.2EncontroPibid.003
O encontro vai até quinta-feira, 29 e reúne representantes de 146 instituições de ensino superior (Foto: ACS/Capes)

O Pibid é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira. A meta para 2012 é chegar a 45 mil bolsistas.

Mais informações sobre o 2º Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 2022-6563.

 
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, CEP 70040-020 - Brasília, DF
CNPJ 00889834/0001-08 - Copyright 2006 Capes. Todos os direitos reservados.
Participe:Transparência Públcia Selo Acesso BR
Conheça também: MEC | CNE | INEP | CNPq