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Programas da Capes para valorização da licenciatura devem atuar em conjunto PDF Imprimir E-mail
Publicada por Assessoria de Comunicação Social   
Quinta, 22 de Setembro de 2011 13:55

A necessidade de integração do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) com outras iniciativas voltadas para a educação básica foi um dos destaques do 1º Encontro Nacional do Parfor. O evento, iniciado nesta quarta-feira, 21, acontece no edifício sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

"Há um grande potencial de integração do plano de formação de professores com outros programas e precisamos investir nisso", afirma a diretora de Educação Básica da Capes, Carmen Moreira Neves. Além do Parfor, a Capes desenvolve quatro programas voltados exclusivamente para a valorização das licenciaturas e o aprimoramento da educação básica presencial: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), o Observatório da Educação e o Programa Novos Talentos.

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Diretora destaca o amadurecimento do Parfor (Foto: ACS/Capes)

De acordo com Carmen Neves, aprimorar essas iniciativas é uma maneira de resolver alguns dos problemas da educação no país, como as notas baixas no Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ou a diminuição do número de matrículas da licenciatura nos últimos anos. "Quem não reconhece o erro, está condenado a repeti-lo. Temos bons resultados de quem se volta e encara as dificuldades", explica.

A diretora destacou que, diferentemente de outros eventos, o Encontro Nacional deve promover o intercâmbio e a interação entre os participantes. "A característica desse evento é a troca de ideias. Precisamos de um diálogo mais próximo com todos aqueles que integram essa ampla iniciativa que é o Parfor", ressalta.

Neves destacou, ainda, o amadurecimento do Parfor. Além de um total de 50 mil inscritos, a proporção de vagas e matrículas cresceu significativamente nos últimos dois anos. Para a diretora, esses avanços indicam o compromisso da Capes com a educação básica. "A Capes leva a sério, está atenta à formação e respeita suas instituições parceiras", garante.

Encontro Nacional
O 1º Encontro Nacional do Parfor integra o processo de avaliação do programa e tem por finalidade fomentar a troca e a socialização de experiências e reflexões sobre a formação inicial de professores em exercício.

O evento vai até esta quinta-feira, 22, e reúne representantes das instituições de ensino superior participantes, representantes das secretarias estaduais e municipais de educação e professores da rede pública matriculados nos cursos de licenciatura oferecidos no âmbito do Parfor. Um dos objetivos do encontro é identificar proposições que possam contribuir para o aperfeiçoamento da gestão e execução do programa e assim contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

Mais informações sobre o 1º Encontro Nacional do Parfor podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 2022-6583. Acesse a programação.

Veja matéria da abertura do encontro.

Conheça os programas da Diretoria de Educação Básica:

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Pibid

O Pibid oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para atuarem em escolas públicas de maneira supervisionada. Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.

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Prodocência

O Prodocência atua com o objetivo de valorizar a formação e reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica. O programa seleciona propostas que contemplem novas formas de gestão institucional e desenvolvam experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador. As iniciativas contempladas apresentam projetos de cooperação entre unidades acadêmicas que busquem elevar a qualidade da formação dos futuros docentes. A integração entre educação superior e educação básica, assim como a superação de problemas identificados nas avaliações feitas nos cursos de licenciatura também são objeto do programa.

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Observatório da Educação

O Observatório da Educação fomenta pesquisas educacionais com interesse especial nos estudos sobre os processos de alfabetização e de domínio da língua portuguesa e da matemática.As propostas de projetos de estudos contempladas pelo Observatório são apresentadas por núcleos de pesquisa formados por docentes coordenadores, estudantes de doutorado, mestrado e graduação e professores em efetivo exercício ou profissionais que exerçam a função de coordenador ou supervisor pedagógico na rede pública. O programa pretende ser também um incentivo para que as instituições renovem seus cursos de licenciatura e organizem programas pós-graduação que contemplem os temas da alfabetização, do domínio da língua materna e dos fundamentos da matemática.

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Observatório da Educação Escolar Indígena

O Observatório da Educação Escolar Indígena tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas em educação, que explorem ou articulem as bases de dados do Inep, visando estimular a produção acadêmica e a formação de recursos pós-graduados (mestrado e doutorado) e fortalecer a formação de profissionais da educação básica intercultural indígena, professores e gestores, para os territórios etnoeducacionais.

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Novos Talentos

O Programa Novos Talentos visa fomentar a realização de atividades extracurriculares como cursos, oficinas ou atividades equivalentes, no período de férias das escolas públicas ou em horário que não interfira na frequência escolar. O objetivo é a inclusão social e desenvolvimento da cultura científica de alunos e professores das escolas da rede pública de educação básica. As atividades irão ocorrer nas dependências de universidades, laboratórios e centros avançados de estudos e pesquisas, museus e outras instituições.

 

 
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