Pular para: Menu Conteúdo Busca
Alto Contraste: contraste Tamanho de fonte: maior menor reset
Cursos de mestrado e doutorado são avaliados PDF Imprimir E-mail
Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes   
Segunda, 19 de Julho de 2010 13:20

Começaram nesta segunda-feira, 19, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, as atividades da Avaliação Trienal 2007-2009 da pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados). Cerca de 900 consultores ad hoc analisarão o desempenho de aproximadamente 2.900 programas de pós-graduação (4.300 cursos) de todo o país.

A finalidade deste processo é avaliar a pós-graduação brasileira, com atribuição de conceitos. Os resultados fornecerão subsídios para a definição de planos e programas governamentais de desenvolvimento e investimentos no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, durante a abertura das atividades disse que a avaliação da pós-graduação brasileira é um trabalho reconhecido dentro e fora do país. “Tenho convicção que o modelo que está sendo desenhado ao longo dos anos é o mais rigoroso possível”.

avaliacao_trienal_19-07-2010-02
Representantes da Capes abrem os trabalhos da Avaliação Trienal

Guimarães disse ainda que com o aumento do Sistema Nacional de Pós-Graduação, e com as propostas que estão sendo feitas no âmbito da Comissão Nacional responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, provavelmente esta será a última avaliação no formato atual. “As mudanças com certeza serão no sentido de aperfeiçoar o modelo que vem sendo desenvolvido nas últimas décadas”, explicou.

Conceitos
A avaliação da pós-graduação stricto sensu, criada em 1976, é um instrumento de grande importância à concessão de auxílios, tanto por parte das agências de fomento nacionais, como dos organismos internacionais.

Os programas recebem conceitos na seguinte escala: 1 e 2, que reprovam o programa; 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho e 5 é a nota máxima para programas com apenas mestrado. Conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional.

avaliacao_trienal_19-07-2010-01
Cerca de 900 consultores estarão na Capes até o dia 14 de agosto para avaliar cursos de mestrado e doutorado

O Ministério da Educação, por meio do Conselho Nacional de Educação, reconhece os resultados da Avaliação Trienal da Capes. É importante ressaltar que os cursos que não possuem a recomendação da Capes, não são autorizados pelo MEC e, por este motivo, não podem conceder certificados de mestre e doutor.

As atividades da Avaliação Trienal vão até dia 14 de agosto. Os resultados deverão ser divulgados no dia 13 de setembro.

 

 

 

 

 
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, CEP 70040-020 - Brasília, DF
CNPJ 00889834/0001-08 - Copyright 2006 Capes. Todos os direitos reservados.
Participe:Transparência Públcia Selo Acesso BR
Conheça também: MEC | CNE | INEP | CNPq