Pular para: Menu Conteúdo Busca
Alto Contraste: contraste Tamanho de fonte: maior menor reset
Capes, CNPq e cursos pós-graduação se articulam em busca de soluções aos desafios das metrópoles PDF Imprimir E-mail
Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes   
Quarta, 09 de Junho de 2010 16:40

Os problemas das metrópoles não podem ser vistos apenas no âmbito municipal. Com essa afirmativa, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, iniciou hoje, 9, sua palestra no seminário A pós-graduação e o desafio das metrópoles. Guimarães lembrou que há dois anos, na época das eleições municipais, a imprensa brasileira abordou amplamente os desafios das grandes cidades brasileiras e ressaltou que esses devem tratadados em nível de governo de estado. “Pois metrópoles ultrapassam os limites municipais.”

Jorge Guimarães ressalta grau de irmandade entre a Capes e o CNPq em diversas ações (Foto: ACS/Capes)


Jorge Guimarães informou que há mais de cem cursos de pós-graduação em áreas relacionadas a questões como urbanismo, arquitetura, transporte entre outros, além de milhares de alunos de mestrado e doutorado que estudam os diversos temas. O presidente disse que a intenção deste primeiro seminário é alinhar as diversas ações dispersas, no setor acadêmico, e que sejam elaborados editais indutivos pela Capes e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O_Desafio_da_metropoles_9_6_2010_manha-039_edit_web
Ronaldo Mota fala da dificuldade que o país enfrenta na transferência do conhecimento (Foto: ACS/Capes)


O presidente do CNPq, Carlos Aragão, ressaltou a importância da iniciativa da Capes e disse que o olhar da ciência e tecnologia, assim como da pós-graduação, pode contribuir para que as agências, juntas, busquem soluções para esses desafios.



Já o secretário de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota, disse que o país possui muita dificuldade em transferir conhecimento. “Mas não estamos errados, não há país que tenha realizado o processo de transferência sem antes ter acumulado bastante conhecimento. Estamos no caminho certo, já que construímos uma pós-graduação de qualidade e bem avaliada.”

Discussões feitas durante o evento serão reunidas em um documento final (Foto: ACS/Capes)


O seminário acontece ainda nesta quinta-feira, 10. Ao final, um documento será produzido e entregue à presidência da Capes. Confira a programação do evento e os minicurrículos dos Expositores/Moderadores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, CEP 70040-020 - Brasília, DF
CNPJ 00889834/0001-08 - Copyright 2006 Capes. Todos os direitos reservados.
Participe:Transparência Públcia Selo Acesso BR
Conheça também: MEC | CNE | INEP | CNPq