Pular para: Menu Conteúdo Busca
Alto Contraste: contraste Tamanho de fonte: maior menor reset
Reconhecidos 266 novos cursos de mestrado e doutorado no Brasil PDF Imprimir E-mail
Sexta, 19 de Junho de 2009 17:06

Novos cursos de mestrado e doutorado foram reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira, 19. Ao todo, foram 266 em todo o País. São 14 cursos novos na região Norte, 66 na região Nordeste, 116 na região Sudeste, 54 na região Sul e 16 cursos novos na região Centro-Oeste. Os cursos estão divididos em nove grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Lingüística, Letras e Artes e Multidisciplinar.

O Diário Oficial da União publicou duas portarias do MEC reconhecendo os cursos aprovados com conceitos entre 3 e 5 pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), durante as 102ª, 103ª, 104ª e 106ª reuniões, assim como em outros dois encontros do Conselho, a 94ª e 95ª reuniões.

Reconhecimento
O processo para o reconhecimento de um curso de pós-graduação e a consequente validade nacional do diploma passa por três estágios. Primeiro, os mestrados e doutorados devem passar na avaliação do CTC-ES para serem considerados cursos recomendados pela Capes. Depois, os cursos passam pela avaliação e aprovação do Conselho Nacional de Educação (CNE) e só após a publicação do ato do ministro da Educação eles são definidos como reconhecidos.

Para serem recomendados, os cursos são submetidos à Avaliação das Propostas de Cursos Novos de Pós-graduação (APCN), parte do rito estabelecido para a admissão de novos programas e cursos ao Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG). Ao avaliar as propostas de cursos novos, a Capes verifica a qualidade de tais propostas e se elas atendem ao padrão de qualidade requerido desse nível de formação e encaminha os resultados desse processo para, nos termos da legislação vigente, fundamentar a deliberação do CNE/MEC sobre o reconhecimento de tais cursos e sua incorporação ao SNPG.

Veja a lista completa dos novos cursos reconhecidos.

Confira o que já foi publicado sobre o assunto:

Capes divulga resultados das propostas de cursos novos - APCN 2008
CTC-ES realiza 108ª reunião
Sai resultado da APCN 2008 e 2009
Capes recebe propostas para novos cursos de mestrado e doutorado

 
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, CEP 70040-020 - Brasília, DF
CNPJ 00889834/0001-08 - Copyright 2006 Capes. Todos os direitos reservados.
Participe:Transparência Públcia Selo Acesso BR
Conheça também: MEC | CNE | INEP | CNPq