Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Seminários > Novos Talentos 2014
Início do conteúdo da página
banner-NovosTalentos-full.jpg

Apresentação | Programação | Palestrantes | Notícias | Resumos | Organização

Apresentação

I Encontro de Coordenadores do Programa Novos Talentos

Nos dias 19 e 20 de novembro de 2014 será realizado em Brasília – DF, na sede da Capes, o I Encontro de Coordenadores do Programa Novos Talentos. O evento visa ser um momento de integração entre os Coordenadores dos projetos fomentados pelo programa, bem como a discussão da operacionalização do programa e seus desafios para o futuro.

O programa Novos Talentos teve seu primeiro edital lançado em 2010, onde foram selecionadas 61 propostas e, desde então, vem crescendo em número de propostas e projetos aprovados, chegando a 84 projetos em sua última edição lançada em 2012. O programa tem como objetivo apoiar propostas para realização de atividades extracurriculares para professores e alunos da educação básica, tais como cursos e oficinas, visando à disseminação do conhecimento científico, ao aprimoramento e à atualização do público-alvo e à melhoria do ensino de ciências nas escolas públicas do país.

Além das palestras, a programação do evento prevê discussões sobre diferentes temas em grupos de trabalho, com o objetivo de fortalecer e valorizar o diálogo entre os membros dos projetos.

O público do evento são os coordenadores gerais ou coordenadores de subprojetos pertencentes ao Edital nº 055/2012 – Capes.

Este site apresenta a programação detalhada do encontro e os resumos expandidos referentes a cada um dos projetos fomentados, evidenciando a dimensão e a qualidade dos projetos em andamento.

Sejam bem-vindos!


Programação

 19 novembro (quarta-feira)

8h às 9h Recepção e credenciamento.
9h às 9h30 Cerimônia de abertura do evento.
9h30 às 10h20 Palestra de abertura - Prof. Alfred Sholl Franco - Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Laboratório de Neurogênese do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Centro de Ciências da Saúde, Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências.
10h20 às 11h:20 Palestra British Council - Sr.ª Ana Rita Claro Rodrigues - Pesquisadora no Imperial College London e no Institute of Education.
11h20 às 12h Sessão de perguntas.
12h às 14h Intervalo.
14h às 16h 1º sessão: Reunião dos grupos de trabalho.
16h às 16h15 Intervalo.
16h15 às 18h 2º sessão: Reunião dos grupos de trabalho. 

20 novembro (quinta-feira)
8h30 às 8h50 Apresentação dos Programas da Diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes - Prof.ª Carmen Neves - Diretora da DEB/Capes.
8h50 às 9h30 Apresentação do Sistema Integrado de Prestação de Contas da Capes - Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação da Capes.
9h30 às 12h 3º sessão: Reunião dos grupos de trabalho.
12h às 14h Intervalo.
14h às 16h30 Plenária: apresentação dos resultados das discussões dos grupos de trabalho.
16h30 às 17h00 Encerramento.

 


Palestrantes

 

carmemProfª Carmen Moreira de Castro Neves
Servidora pública federal, da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental; Mestre em Educação, pela Universidade de Brasília, especialista em Administração da Educação pela Universidade de Brasília e licenciada em Letras pela Universidade Católica de Pelotas. Atua como Diretora de Formação de Professores da Educação Básica, na Capes. Como diretora, é responsável por programas como o Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica – Parfor, e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Entre 1996 e 2006, trabalhou para a institucionalização da Secretaria de Educação a Distância do MEC. Prestou consultoria à Fundação das Nações Unidas, formulando o projeto Teacher Capacity Building Program in Botswana - Ending the Silence on HIV/AIDS, premiado pelas Nações Unidas em 2004.

 

 

 


alfredProf. Alfred Sholl-Franco, Ph.D
Possui graduação em Ciências Biológicas (Faculdades Maria Thereza), Especialização em Neurobiologia (UFF), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Modalidade Biofísica, URFJ). Atualmente é Professor Associado I (UFRJ, IBCCF, Programa de Neurobiologia), Coordenador da Extensão no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (CATE, IBCCF, UFRJ) e do Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), Editor-Chefe da revista eletrônica Ciências e Cognição. Dedica-se à pesquisa básica em estudos sobre proliferação, diferenciação e morte celular no sistema nervoso e à pesquisa em Neuroeducação, nas áreas de corporeidade, aprendizado, narrativa e arte. Tem experiência nas áreas de Neurociências, Divulgação Científica e Editoração Eletrônica, com ênfase nas sub-áreas de Neuroimunomodulação, Biologia Celular, Desenvolvimento, Regeneração no Sistema Nervoso e Educação/Divulgação Científica. Participa como Pesquisador Associado ao Laboratório de Neurogênese (IBCCF, UFRJ), onde desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de neuroimunomodulação, neuroplasticidade, neurodegeneração e regeneração. Coordena o Núcleo de Estudos em Neurociências e Educação (Neuroeduc), onde desenvolve atividades de editoração, pesquisa em neuroeducação, aprendizagem, corporeidade, narrativa, artes e divulgação científica.

 

 

Profª Ana Rita Claro Rodrigues
Pesquisadora no Imperial College London e no Institute of Education, tem mais de uma década de experiência em comunicação e educação em ciência, no Reino Unido e em Portugal. Na sua trajetória como professora de física e química em escolas públicas e privadas, trabalhou com a European Schoolnet, promovendo projetos europeus colaborativos para professores. O conhecimento e a experiência adquiridos como professora, juntamente com experiências anteriores no sector de educação informal, em centros de ciência e prestadores de atividades de enriquecimento, levou-a a trabalhar na Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica em Portugal, onde coordenou o financiamento de mais de uma centena de projetos de promoção da aprendizagem experimental em escolas e atividades de engajamento da ciência com a sociedade. Na Ciência Viva, também geriu projetos envolvendo crianças em idade escolar, como o NanoDialogue, Oceans Green Paper Open Consultation, WONDERS, Pollen, e Young People within a European Knowledge Society. Em 2008, Ana Rita juntou-se à equipa inovadora do renomado Natural History Museum em Londres, onde mais de 400 cientistas investigam o mundo natural, desde a origem do universo até o declínio da biodiversidade na Amazônia. No Museu, Ana Rita trabalhou com cientistas individualmente, criando oportunidades para que estes comunicassem e refletissem sobre o seu trabalho e na importância de comunicar, apoiando-os na evolução dessa reflexão ao longo dos anos em que colaboraram. A vasta experiência em contextos formais e informais de educação em ciência tem conduzido a muitas observações e interrogações, que são partes da sua pesquisa de doutorado. Sua pesquisa de doutorado tem como objetivo teorizar o envolvimento de públicos com atividades de ciência como um processo de aprendizagem, tanto para os públicos participantes como para os cientistas que nelas tomam parte. Ana Rita possui interesse tanto na aprendizagem de ciência em contextos informal como formais, tendo recentemente sido membro fundador do Grupo de Interesse Especial em Ciência, Meio Ambiente e Saúde da Associação Europeia de Pesquisa em Educação em Ciências (ESERA).


Notícias


Resumos

 

Número do Projeto Titulo do Projeto Instituição Arquivo
30281 Ciência, Universidade e Escola: investindo em novos talentos FURG PDF
38146 Projeto Novos Talentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR UEPG PDF
42255 Projeto Novos Talentos UFPA PDF
42573 Projeto Novos Talentos - Qualificação, prática e ensino para o desenvolvimento da cultura científica e inclusão social em territórios urbanos e rurais UFPel PDF
42770 Ensinar ciências fazendo ciência UFPE PDF
43538 Qualificação científica de professores e alunos da escola básica da rede pública de municípios do oeste catarinense UFFS PDF
43854 A biologia a favor do desenvolvimento da cultura científica na educação básica UNIFESP PDF
43937 Projeto Novos Talentos - Campus do Gragoatá - UFF UFF PDF
44024 Formação de professores e alunos da educação básica: estímulo à aprendizagem significativa pautada na criatividade e na inovação, utilizando espaços educacionais alternativos na busca de uma formação mais cidadã UEL PDF
46182 Práticas Interdisciplinares: estratégias para a compreensão das relações entre a Ciência, Tecnologia & Sociedade em Parintins - AM UEA PDF
48589 Popularização da Ciência e Alfabetização Científica: formação continuada e descoberta de novos talentos UEFS PDF
49132 Interciências: Ações da UFMS para Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia na Educação da Básica UFMS PDF
49617 Difundindo e Popularizando a Ciência na UNESP: Interação entre Pós-Graduação e Ensino Básico UNESP PDF
50078 Diversidade e tecnologia para a conquista de novos talentos na educação básica UEA PDF
50119 Pesquisa, Ciência e Educação na Identificação de Novos Talentos em Química e Matemática no Estado de Alagoas IFAL PDF
51971 Novos talentos em educação, meio ambiente e diversidade no Vale do Arinos UNEMAT PDF
54771 Vivendo a ciência: Investindo em novos talentos na rede de educação pública UFSM PDF
54878 UFMS e interação com a comunidade para formação de novos talentos em Matemática e Geografia UFMS PDF
55170 UFG - Campus Catalão e escolas: construindo uma teia de novos talentos UFG PDF
55332 UFPB na sua escola: a ciência em suas mãos UFPB PDF
58953 Descobrindo Talentos na Educação Básica de Escolas de Mato Grosso UNEMAT PDF
59232 Aprendizagem significativa na escola pública sob a óptica da neurociência, da matemática, da ética e cidadania e das novas tecnologias de informação e comunicação UFF PDF
61014 Integrando escola e universidade na formação de professores e alunos da Educação Básica UECE PDF
65001 Interação universidade-escola com ciência e educação UFC PDF
66020 Alfabetização científica e cidadania: investindo em novos talentos no pampa gaúcho UNIPAMPA PDF
66062 Escolarização Indígena Guarani Mbya no Estado do Rio de Janeiro UFF PDF
66155 Projeto educação popular, trabalho e direitos humanos UFRN PDF
66472 Abordagem Interdisciplinar em Ciências da Natureza e Matemática para o Ensino Básico em diferentes regiões do Estado de São Paulo USP PDF
66600 Ações para formação de professores e alunos das escolas públicas de Educação Básica de Uruguaiana/RS UNIPAMPA PDF
66667 Periferia no centro: experiências com ciência, tecnologia, cultura e arte na Baixada Fluminense FEBF PDF
66671 O audiovisual como estratégia pedagógica para a educação básica UFBA PDF
66681 Projeto Novos Talentos da Unimontes UNIMONTES PDF
66752 Novos Talentos em Tecnologia e Mobilidade UFSC PDF
66769 Integração pós-graduação e escola: complementando o ensino das ciências com estudos e metodologias para produção agrícola sob condições de escassez de água UFRB PDF
66781 Novos Talentos na Amazônia: espaços e dinâmicas interdisciplinares de produção e aquisição do conhecimento UFOPA PDF
66799 A UFSC e os Novos Talentos UFSC PDF
66812 Novos Talentos: ressignificando a relação universidade e escola UNEMAT PDF
66815 Aplicando o Método Científico em Sala de Aula: Ciência e Educação na busca de novos talentos UFRN PDF
66819 Educação Científica, Agroecológica e Cultural do Campo UNEMAT PDF
66821 Universidade e Escolas Públicas no Interior do Rio de Janeiro: Implementação de Novas Redes Regionais na Difusão do Conhecimento Científico UFRJ PDF
66841 A contribuição do projeto "energia: vida e sociedade" na formação dos estudantes e professores da Educação Básica e do ensino superior: resultados e perspectivas UFMT PDF
66842 Novos Caminhos para O Ensino de Ciências na Escola UFJF PDF
66848 Formando novos talentos para a educação, ciência e cultura IFSC PDF
66855 Projeto Novos Talentos: Difundindo Ciência e Cultura na Região do Vale do Ivaí – Norte do Paraná UTFPR PDF
66862 Espaços educativos emergentes para a aprendizagem no século XXI UFTM PDF
66863 Educação Científica para o Ensino Básico UFV PDF
66864 Aquidauana: um rio de saberes desaguando no Pantanal UFMS PDF
66866 Novos Talentos UFV: Vivências, Diálogos e Interações Para o Fortalecimento da Educação Básica em Viçosa e da Zona da Mata de MG. UFV PDF
66872 Os Novos Talentos do Ensino Médio de Boa Vista - RR UFRR PDF
66900 Biologia e linguagens: a pesquisa científica com professores da Educação Básica UNEMAT PDF
66942 Implementando uma comunidade de prática de ensino de física – COPEF IFBA PDF
67101 Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na Escola e na Formação Continuada de Professores UNB PDF
67141 Mais Ciência, Cultura e Integração: uma parceria universidade, escolas públicas e museus UFU PDF
67254 Desenvolvimento de atitude investigativa e conhecimento científico através da química forense IFRS PDF
67265 Projeto Novos Talentos - Universidade de Brasília contribuindo para a formação de novos talentos UNB PDF
67283 Ciência para Todos: Novos Talentos no Semiárido Potiguar UFERSA PDF
67338 Capacitação de docentes do ensino básico para melhoria da educação no Semiárido UNIVASF PDF
67714 Educação ambiental, recomposição de áreas degradadas e produção de gêneros textuais: despertando novos talentos na educação básica de municípios do brejo paraibano. UFPB - Campus III - Bananeiras PDF

Organização

Comissão organizadora

Hélder Eterno da Silveira (CGV/Capes), Giulliano Amaral Viana (CINPE/Capes), Cláudia Barbosa Santos Ferreira de Souza (CINPE/Capes), Ana Carolina Villares Barral Villas Boas (CINPE/Capes)

Apoio

Cláudia Barbosa Santos Ferreira de Souza (CINPE/Capes), Daniela Amorim Meira (CINPE/Capes), João de Deus Francisco de Almeida (CINPE/Capes),
Felipe Formiga Tavares (CINPE/Capes), Thailisa Souza Bernardes (CINPE/Capes), Adriano Marini (CVD/Capes), Betullia Mariano de Oliveira Souto (CINPE/Capes), Carine Pereira Mariani (CINPE/Capes), Matheus Xavier (CINPE/Capes), Silvia Helena Rodrigues (CINPE/Capes), CCS/Capes, CGLOG/Capes, SECOL/Capes

Fim do conteúdo da página