Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
banner-Life-full.jpg

Apresentação | Programação | Palestrantes | Notícias | Slides | Organização

Apresentação

O Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life) foi lançado no segundo semestre de 2012, para apoiar a criação e estruturação de ambientes plurais e interdisciplinares, que proporcionem aos estudantes dos cursos de licenciatura, formação baseada na articulação entre conhecimentos, práticas e no uso das novas linguagens e tecnologias educacionais. O objetivo é que os diferentes programas da Capes desenvolvam atividades envolvendo toda a comunidade acadêmica dos cursos de licenciatura da IES que sediar o Life e os alunos das escolas públicas de educação básica. Participam do Programa 105 Instituições Públicas de Educação Superior que sediam 254 Laboratórios.


O I Encontro Nacional do LIFE faz parte do processo de acompanhamento e avaliação do Programa e tem o objetivo de discutir seus resultados, a partir de um debate ampliado sobre a interdisciplinaridade e o uso das tecnologias na formação docente. O evento tem, ainda, o propósito de estimular a articulação entre os coordenadores do Programa e a socialização de experiências e reflexões sobre a implantação dos Laboratórios nas suas Instituições.


Público do Evento: Coordenadores Institucionais e de subprojetos do LIFE e pró-reitores de graduação ou congênere.


Programação

 

PROGRAMAÇÃO DO TREINAMENTO DOS COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO LIFE

QUARTA-FEIRA 26/11/2014

8h00 às 8h30 - Credenciamento
8h30 às 12h00 – Treinamento com o Portal de Períodicos da Capes
12h00 às 14h00 – Almoço
14h00 às 16h00 – Treinamento com a Fundação Lemann
16h00 às 16h20 – Intervalo
16h20 às 18h – Treinamento com a Fundação Lemann

I ENCONTRO NACIONAL DO LIFE
27 e 28 de novembro de 2014

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

QUINTA FEIRA – 27/11/2014

08h00 às 09h00 – Credenciamento dos participantes
09h00 às 10h00 – Mesa de Abertura do Evento 
10h00 às 12h00 – Palestra de abertura “O LIFE na formação docente para a educação básica”.
Palestrante: Diretora da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – Carmen Moreira de Castro Neves
12h00 às 14h00 – Intervalo para o almoço 
14h00 às 16h00 – Palestra: a intersdisciplinaridade na formação docente.
Palestrante: Maria Saleti Ferraz Dias Ferreira 
16h00 às 16h20 – Coffee Break
16h20 às 18h20 – PAINEL I - A experiência das licenciaturas interdisciplinares ou integradas.
Expositores: Naomar Almeida Filho e France Fraiha Martins

SEXTA FEIRA – 28/11/2014

08h30 às 10h30 - PAINEL II : Tecnologias e inovação educacional.
Expositores: Tecnologias Educacionais – José Manuel Moran
Tecnologia Assistiva - Rita de Cássia Bersch
Coordenador: Herbert Lima 
10h30 às 12h00 - Palestra: “Formação docente e inovação”.
Palestrante: Luciano Meira 
12h00 às 14h00 – Intervalo para o almoço
14h00 às 16h00 – MESA TEMÁTICA I: Compartilhando as experiências de implementação do LIFE.
Expositores: Maurício Capobianco – Coordenador Institucional do LIFE na Universidade Regional de Blumenau (FURB).
Terezinha Maria Sprenger – Coordenadora Institucional do LIFE na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
João Valdir Alves de Souza – Coordenador Institucional do LIFE na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
16h00 às 16h20 – Intervalo
16h20 às 18h00 – MESA TEMÁTICA II: Compartilhando as experiências de implementação do LIFE.
Expositores: Tatiana Polliana Pinto de Lima – Coordenadora Institucional do LIFE na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Helena Brum – Coordenadora Institucional do LIFE no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFarroupilha).
Márcio André Rodrigues Martins – Coordenador Institucional do LIFE na Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
18h – Encerramento


Palestrantes

5112014 professora maria saletiMaria Saleti Ferraz Dias Ferreira
Possui graduação em Licenciatura Plena Em História Natural pela Universidade Federal de Mato Grosso (1976) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995). Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos, Coordenadora de Ensino de Graduação - Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso de outubro de 2008 a março de 2011. Procuradora Educacional Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso no período de março de 2011 a outubro de 2012. Atualmente atua como docente do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática e do Programa de Mestrado em Ciências Naturais na UFMT. É Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFMT.

 

 


naomarNaomar de Almeida Filho
Professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Médico, Mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia. Doctor of Science Honoris Causa McGill University, Canadá. Professor Visitante nas seguintes universidades: Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Montreal e Universidade Harvard. Primeiro Titular da Cátedra Juan Cesar Garcia da Universidad de Guadalajara, México; Professor Convidado da Maestría en Epidemiología da Universidad Nacional de Lanús, Argentina. Atividade científica: epidemiologia de transtornos mentais, particularmente o efeito de raça, racismo, gênero e classe social sobre a saúde mental. Em sua produção acadêmica, destaca-se uma série de livros-texto sobre o método epidemiológico: Epidemiologia & saúde (com Zélia Rouquayrol Rio: Guanabara-Koogan, 6. ed. 2003); Introdução à epidemiologia (com Zélia Rouquayrol Rio: Guanabara-Koogan, 4. ed. 2006);Epidemiologia & Saúde: Fundamentos, Métodos, Aplicações (com Maurício Barreto Rio: Guanabara-Koogan, 2011); e sobre aspectos epistemológicos da epidemiologia: Epidemiologia sem números (em português Rio: Campus, 1989; tradução em espanhol Buenos Aires: Paltex/Opas, 1992); A clínica e a epidemiologia (Rio: Abrasco/ APCE, 2. ed. 1997); A ciência da saúde (São Paulo: Hucitec, 2000); La ciencia tímida: ensayos hacia la deconstrucción de la epidemiología (Buenos Aires: Editorial Lugar, 2000); O que é Saúde? (Rio: Fiocruz, 2011). Foi Reitor da Universidade Federal da Bahia de 2002 a 2010. Desde então, tem focalizado sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade, destacando-se os seguintes livros: Universidade Nova: Textos Críticos e Esperançosos (Brasília: Editora UnB, 2007), Memorial da Universidade Nova: UFBA 2002-2010 (Salvador: Edufba, 2010), em co-autoria com Boaventura Sousa Santos, A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova (Coimbra: Almedina, 2008) e, em co-autoria com Fernando Seabra Santos, A Quarta Missão da Universidade (Coimbra: Editora da Universidade de Coimbra, 2012). Foi Presidente da Comissão de Implantação e atualmente é Reitor pro-tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia.


franceFrance Fraiha Martins
Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA (1995) e especialização em Informática na Educação pelo CESUPA (2001). Concluiu o Mestrado em Educação em Ciências e Matemática: área de concentração-Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/IEMCI/UFPA. Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGECM/IEMCI/UFPA, desenvolve pesquisa na linha Formação de Professores com trabalhos voltados para a Educação a Distância e para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em situações de ensino, com ênfase em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. É docente da Universidade Federal do Pará - UFPA, lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI. É membro do grupo de pesquisa de formação de professores (TRANS)FORMAÇÃO, vinculado ao IEMCI/UFPA. Tem experiência na área de Educação em Ciências e Matemática em contextos de uso de tecnologias digitais, bem como em Informática na Educação e Educação à Distância.

 

 

joseJosé Manuel Moran
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado (1982) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). Foi professor de Novas Tecnologias na Universidade de São Paulo (aposentado). Professor, Pesquisador, Conferencista e Orientador de Projetos Educacionais Inovadores com metodologias ativas nas modalidades presencial e a distância.

 

 

 


ritaRita de Cássia Bersh
Mestre em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pesquisa no tema da Tecnologia Assistiva. Graduada em fisioterapia e Especialista em Reeducação das Funções Neuromotoras. Possui formação em Tecnologia Assistiva pelo ATACP - Programa de Certificação Aplicado a Tecnologia Assistiva, da CSUN - Universidade Estadual Northridge da California, EUA e também pela Fundação Don Carlo Gnocchi de Milão, Itália; Membro do CAT - Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Membro da ISAAC - Sociedade Internacional para a Comunicação Aumentativa e Alternativa e da ISAAC Brasil; Sócia Fundadora da Assistiva Tecnologia e Educação onde trabalha com formação de profissionais na área de Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa, Acesso ao Computador, Recursos pedagógicos com acessibilidade.

 

 

lucianoLuciano Meira
Professor da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador associado da Joystreet.
Luciano Meira é graduado em Pedagogia, Mestre em Psicologia Cognitiva e Ph.D. em Educação Matemática pela University of California at Berkeley (EUA). Atualmente é professor do Departamento de Psicologia da UFPE, bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq, consultor do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) e pesquisador associado da Joystreet, empresa do Porto Digital onde é um dos líderes das Olímpiadas de Jogos Digitas e Educação (OJE), um projeto de inovação baseado em tecnologias educacionais lúdicas.

 
 
 
 
 

Notícias

 


Slides

Acesse aqui as apresentações do encontro.

 


Organização

Comitê organizador: Izabel Lima Pessoa (CGDOC/CAPES), Alcione Rodrigues da Silva (CGDOC/CAPES), Ninna Carla Zamariolli de Araújo (CAL/CAPES), Ruy Gonçalves Silva (CAL/CAPES), Isabela Ramos Coelho Pimentel (CAL/CAPES), Ana Paula Bezerra (CAL/CAPES) Cleide Isaias dos Santos Soares (CAL/CAPES), Bruna Fernanda Pamplona (CAL/CAPES), Lorena Lins Damasceno (CAF/CAPES), Paloma Siqueira Fonseca (CAF/CAPES), Mariana Gomes Cândido Fontes (CAF/CAPES), Regiane Kawakami (CAF/CAPES), Bárbara França Gontijo (CAF/CAPES), Sofia de Brito Ferreira (CAF/CAPES), Guilherme Barata Macêdo (CAF/CAPES), Stefany Matie Martins (CAF/CAPES), Alexandre Ferreira da Costa (CAF/CAPES), Daniel de Oliveira Vilarim (CAF/CGDOC), Nathália Martins Medeiros (CAF/CAPES).

Apoio: SECOL (CAPES), CCS (CAPES) e CGLOG/CSG (CAPES).

 

 

Fim do conteúdo da página