Geraldo Nunes SobrinhoGeraldo Nunes Sobrinho
Diretor de Programas e Bolsas da CAPES

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1972), mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1975) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1999) com estágio doutoral no SCIENCE and TECHNOLOGY POLICY INSTITUTE, Seul, Coréia do Sul. Atualmente exerce a função de Diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES. Experiência em cargos de gestão na CAPES e CNPq.

17052018 sonia nair baoSonia Nair Báo
Diretora de Avaliação da CAPES

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Realizou pós-doutorado junto a Università degli Studi di Siena, UNISI, Itália (1994). Atualmente, é Professora Titular da Universidade de Brasília e bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Exerceu a tutoria do PET/Biologia no período de 1995-2002; coordenação institucional de PIBIC de 1999-2002; coordenação de apoio à pesquisa do Decanto de Pesquisa e Pós-graduação de 2001-2005; vice-direção do Instituto de Ciências Biológicas de 2002-2006, e direção de 2006-2012; Vice-reitoria da UnB de 2012-2016. É membro do comitê da área interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, desde 2005; e já foi membro do comitê da área de morfologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2011-2016). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia Estrutural, atuando principalmente nos seguintes temas: reprodução, interação patógeno-hospedeiro e nanobiotecnologia.

Ana HerediaAna Heredia
Diretora Regional da ORCID para a América Latina

Experiência corporativa na editora líder mundial em publicações e informação científica e soluções para estratégia em pesquisa, Extensa experiência com revistas científicas, tanto em gerenciamento editorial, quanto em aquisição, Sólida experiência no desenvolvimento de relacionamentos institucionais em ambientes acadêmico-científico, governamental e de sociedades científicas com influenciadores e tomadores de decisões em vários países da América Latina e Europa. Possui graduação em Ciências Biológicas (1991), Mestrado em Sciences du Comportement et Neurosciences Cognitives - Universite de Toulouse III (Paul Sabatier) (1994) e Doutorado em Sciences - Universite Libre de Bruxelles (2002). Foi bolsista de Pós-Doutorado na Embrapa Solos e na UECE

Talita Moreira de OliveiraTalita Moreira de Oliveira
Coordenadora-Geral de Atividades de Apoio à Pós-Graduação (DAV/CAPES)

Possui graduação em Engenharia de Alimentos (2005) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2007) pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atua como Analista em Ciência e Tecnologia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atualmente exercendo o cargo de Coordenadora-Geral de Atividades de Apoio à Pós-Graduação, da Diretoria de Avaliação.

Laurel HaakLaurel Haak
Executive Director ORCID

Laurel L. Haak é Diretora Executiva da ORCID, uma organização internacional sem fins lucrativos. Foi Diretora de Ciência da Discovery Logic, Inc., uma empresa especializada em soluções personalizadas de gerenciamento de pesquisa, desde avaliação de programas até soluções corporativas de TI para agências federais, organizações sem fins lucrativos e universidades. A Discovery Logic foi adquirida pela Thomson Reuters em 2010. Anteriormente, era responsável por dirigir estudos sobre pós-graduação internacional e pós-doutorado, desafios e barreiras para mulheres em carreiras acadêmicas e pesquisa interdisciplinar no programa do Comitê de Ciências, Engenharia e Políticas Públicas das Academias Nacionais dos EUA. Atua como co-presidente do programa para a Pesquisa, Tecnologia e Desenvolvimento TIG da American Evaluation Association. Ela foi presidente da Women in Neuroscience, foi co-presidente da Society for Neuroscience Committee on Women in Neuroscience. Possui mestrado em Biologia pela Universidade de Stanford e Ph.D. em Neuroscience, em 1997, da Stanford University Medical School.

Cecília Leite OliveiraCecília Leite Oliveira
Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Atual Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. Possui graduação em Letras Licenciatura Plena pela Universidade de Brasília (1977), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1996) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2003). Realizou Instância Formativa no Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha no Programa (Puntos de Información Cultural - P.I.C.). Em 2002, na pesquisa de Doutorado desenvolveu uma metodologia de inclusão digital para a inclusão social (Escola Digital Integrada - EDI) foi o primeiro trabalho acadêmico da Universidade de Brasília que se transformou na Lei 3275 do Governo do Distrito Federal, tornando obrigatória a sua utilização no ensino público. Essa metodologia é reconhecida internacionalmente e premiada. Pesquisadora da EMBRAPA Informação Tecnológica de carreira cedida ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) para atuar como Coordenadora Geral de Pesquisa e Desenvolvimento Novos Produtos (CGPD) do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (Ibict). Tem experiência na área de Ciência da Informação, do uso das novas tecnologias (TIC) para solução informacional nos diversos campos de atuação da Ciência da Informação, principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, inclusão digital, gestão da informação, inclusão social, gestão do conhecimento e inovação.

José Ricardo Santana José Ricardo Santana
Diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2004), mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (1991). É professor associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vinculado ao Departamento de Economia, ao Programa de Pós-Graduação em Economia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em crescimento econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, inovação e finanças. Foi chefe do Departamento de Economia (DEE/UFS), vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia (NUPEC/UFS) e coordenador do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTEC/UFS). Foi ainda presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). É Diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Claudio Benedito Silva FurtadoClaudio Benedito Silva Furtado
Vice-Presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo a Pesquisa - CONFAP

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Professor da Universidade Federal da Paraíba. Em gestão de C,T&I, foi Chefe do Departamento de Física e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Física da UFPB. Em janeiro de 2011 assumiu a Presidência da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ-PB, onde permanece até o presente momento. Em março de 2017 foi eleito Vice-presidente do Conselho de Fundações de Amparo a Pesquisa do Brasil - CONFAP.

Antônio Carlos Fernandes NunesAntônio Carlos Fernandes Nunes
Gerente de Projetos RNP

Mestre em Engenharia Elétrica pelo Grupo de Teleinformática e Automação (GTA) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas e Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Como Gerente de Projetos Especiais da Diretoria Geral da RNP conduziu vários projetos interministeriais, sendo o responsável pelo estruturação, crescimento e coordenação do Ponto Federal de Interconexão Redes (FIX/PTTMetro de Brasília), e responsável pela criação do Internet Data Center (IDC) da RNP. Trabalhou como Supervisor Regional do Centro-Oeste do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep). Como Diretor Adjunto de Gestão de Serviços da RNP, foi responsável pela estruturação e ampliação das ofertas dos serviços de comunicação e colaboração, disponibilização de conteúdos digitais, gestão de identidade, hospedagem estratégica, e suporte à rede acadêmica. Em 2016 assumiu a Diretoria-Adjunta de Gestão de Soluções onde é responsável pela gestão dos diversos programas e projetos da RNP com parceiros, desenvolvidos a partir da aplicação de conhecimentos técnicos e metodológicos na concepção, desenvolvimento, integração e implantação de soluções inovadoras com o uso intensivo de TIC.

Robert KileyRobert Kiley
Head of Open Research – Wellcome Trust UK

Robert Kiley é chefe de pesquisa aberta no Wellcome Trust, onde é responsável pelo desenvolvimento e implementação de uma nova estratégia de pesquisa aberta. Ao longo da última década, Robert desempenhou um papel de liderança na implementação da política de acesso aberto da Trust e na supervisão do desenvolvimento do repositório do Europa PubMed Central. Robert também atua como ponto de contato do Trust para eLife, o jornal de pesquisa de acesso aberto, lançado em 2012 com o apoio do Instituto Médico Howard Hughes, da Sociedade Max Planck e do Wellcome Trust, e mais recentemente defendeu o trabalho para criar um nova plataforma de publicação aberta para pesquisadores do Wellcome - Wellcome Open Research. Robert é um bibliotecário qualificado e um membro associado do CILIP. Robert também atua como diretor no Conselho da ORCID.

Angel MontenegroAngel Montenegro
Software Architect ORCID

Angel é engenheiro de software, com experiência como desenvolvedor, líder técnico e consultor em projetos de terceirização com clientes baseados nos Estados Unidos, bem como em projetos internos para produtos da ORCID. Trabalha em todos os diferentes estágios do processo de desenvolvimento: implementação de requisitos, design, codificação, correção de bugs, melhorias no sistema e melhoria de desempenho; tanto para aplicativos independentes quanto corporativos. Tem experiência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias da informação.

Jean Carlo FaustinoJean Carlo Faustino
Gerente de Serviços RNP

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2000 e com ênfase em Sociologia no ano de 2002. Em 2008 acrescentou a formação de licenciatura ao bacharelado obtido na mesma instituição. Em 2004 obteve o título de mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2014 obteve o título de doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em 2016, concluiu o período de um ano como Pesquisador Visitante no King´s College de Londres. E atualmente é gerente de serviços na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) onde trabalha desde 1998.

Abel PackerAbel Packer
Diretor da Scielo

Coordenador de Projetos da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, Diretor do Programa SciELO / FAPESP (Scientific Electronic Library Online), Ex-Diretor da BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Possui graduação em Business Management e mestrado Master of Library Science - Syracuse University. Tem experiência em ciência da informação, biblioteconomia, tecnologias de informação, gestão de informação e conhecimento.

Abel Del CarpioAbel Del Carpio
Coordenador de Diretorios de CTI – CONCYTEC Peru

Especializado em consultoria e desenvolvimento de Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação para o Desenvolvimento, Gestão do Conhecimento e Inovação, Governo Eletrônico, Governo Aberto, Dados Abertos, Redes Sociais, Sistemas de Informação, Conteúdo e Comércio eletrônico. Nos últimos anos desenvolveu projetos para agências de cooperação internacional e organizações nacionais, setor privado, governo e sociedade civil, especializando-se em Sistemas de Informação para governos nacionais, governos locais e governos regionais.

João Mendes MoreiraJoão Mendes Moreira
Chefe de Informação Científica – FCT Portugal

João Mendes Moreira é licenciado em informática. Experiência no gerenciamento de infra-estruturas, serviços avançados e conteúdo científico para a comunidade nacional de pesquisa e educação. Actualmente é o Chefe de Informação Científica da FCCN (www.fccn.pt), uma unidade da Fundação para a Ciência e Tecnologia (www.fct.pt). Esta área compreende a Biblioteca Online de Conhecimento (b-on), a Iniciativa de Acesso Aberto de Portugal - RCAAP (www.rcaap.pt) (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) e o Gestor do Sistema de Informação de Investigação Atual Portuguesa (PTCRIS) (www.ptcris.pt). Membro de vários comitês e grupos de trabalho: Grupo de Trabalho Nacional de Política Científica Aberta, Conselho Consultivo do OpenAIRE, Comitê Diretor do DSpace, Grupo de Trabalho de Apoio e Repositório do SCOAP3 e Membro dos Grupos de Comunicações do ORCID.

José Leomar TodescoJosé Leomar Todesco
Professor Engenharia do Conhecimento UFSC

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1985), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção também pela UFSC (1991 e 1995, respectivamente). Atualmente é professor associado III do departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no curso de Sistemas de Informação na graduação, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e como pesquisador do Instituto Stela. Tem experiência na construção de Sistemas de Informação, com ênfase em Data Warehouse, Inteligência Artificial e Engenharia do Conhecimento, com interesse principalmente nos seguintes temas: business intelligence, engenharia de ontologias, sistemas de informação, representação de conhecimento, web semântica, processo de publicação de dados abertos no formato linked data.

Roberto Carlos dos Santos PachecoRoberto Carlos dos Santos Pacheco
Professor Engenharia do Conhecimento UFSC

Roberto Carlos dos Santos Pacheco é doutor em Engenharia de Produção (UFSC, 1996) e professor do departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC. Participou da criação e, posteriormente, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC). É pesquisador nas áreas de governo eletrônico, gestão estratégica de informação e engenharia e gestão do conhecimento. Coordenou diversos projetos nessas áreas, incluindo Plataforma Lattes (CNPq, 1997-2004), Rede ScienTI (internacionalização da Plataforma Lattes, que a levou a 11 países, 2001-2003), Portal Inovação (CGEE/MCTI, 2004-atual); Portal SINAES (INEP/MEC, 2005-2007), Plataforma Aquarius (CGEE/MCTI, 2011-2013), Portal de competências em vigilância sanitária (DC-VISA - Anvisa, 2007), Portal de competências em educação ambiental (DC-SIBEA - MMA, 2007) e Sistema de indicadores para as FAPs (SIFAPS - CONFAP, 2009-atual) e Universidade Corporativa Pública e em Rede (MAPA/ENAGRO, 2016-atual). É fundador e pesquisador no Instituto Stela, onde atua em projetos em colaboração com o EGC/UFSC. É membro de comissões técnico-científicas (incluindo CAPES, FAPESC, FAPEMIG, IEL, SBGC). Atualmente participa como pesquisador do Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento - ENGIN/EGC/UFSC.

Erika Johnson RissiErika Johnson Rissi
NSF – Senior Advisor

Atuou como consultora sênior na Divisão de Gerenciamento de Recursos Humanos e Diretora da Divisão Adjunta e Associada de Equipe da Divisão de Instituição e Prêmio de Suporte da National Science Foundation. Atualmente é a ligação da NSF ao Escritório de Prestação de Contas do Governo e co-coordenadora do Grupo de Trabalho de Revisão de Mérito e da atividade de Desafios e Prêmios da NSF. Antes de ingressar na NSF, ela foi consultora sênior de estratégia do Touchstone Consulting Group da SRA International, onde trabalhou com a NSF, a Administração de Serviços Gerais, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica e outros clientes federais. Como consultora, apoiou o desenvolvimento da estratégia e do business case para várias iniciativas de governo eletrônico e liderou atividades para desenvolver uma maior padronização dos processos de subsídios em todo o governo federal. Possui bacharelado em música da Universidade de Yale.