Sala de Imprensa Notícias FOPROP e CAPES: uma parceria de sucesso
Colaboração

FOPROP e CAPES: uma parceria de sucesso

Publicado: Terça, 12 Fevereiro 2019 14:35 , Última Atualização: Terça, 12 Fevereiro 2019 14:53

 MG 0037
Visita da diretoria executiva do FOPROP. (Foto: Renato Borges - CCS/CAPES)

Representantes do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), que atualmente reúne 248 instituições de ensino superior de todas as regiões do Brasil, visitaram a CAPES em 05/2, para conhecer a nova diretoria. Além da apresentação da entidade a Anderson Correia, a autonomia das universidades na pós-graduação foi um dos pontos conversados.

Márcio de Castro, presidente do Fórum, esclareceu que a reunião serviu para se apresentar e “estender a mão”. “Temos muito interesse em continuar essa parceria que vem dando excelentes resultados para a pós-graduação no Brasil”, declarou. O FORPROP atua de forma complementar e interativa com a CAPES, a partir de grupos de trabalho, na definição de políticas de novos programas.

Sobre a avaliação dos cursos stricto sensu, De Castro defende um aperfeiçoamento no modelo atual de avaliação que inclua, também, uma autoavaliação. Este processo – que tem sido discutido entre os representantes da educação – foi adotado pela CAPES recentemente no programa CAPES - PrInt, transferindo para as instituições de ensino superior a definição sobre quais políticas serão aplicadas à internacionalização de cada instituição.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu