Sala de Imprensa Sala de Imprensa Notícias Nature Communications publica artigo de ex-bolsistas
Bolsista Destaque

Nature Communications publica artigo de ex-bolsistas

Publicado: Terça, 15 Janeiro 2019 14:42 , Última Atualização: Segunda, 25 Março 2019 18:03

Ex-bolsistas da CAPES tiveram sua pesquisa publicada na edição de novembro da prestigiada revista científica Nature Communications. O artigo, escrito por Carolina Cavalieri, doutora em Ciências/Farmacologia Bioquímica e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Ricardo Gomez, doutor em Patologia Bucal pela Universidade de São Paulo (USP), fala de um método alternativo para o tratamento das lesões ósseas maxilares sem intervenção cirúrgica, processo que segundo os pesquisadores, é “destrutivo e recorrente”.

15012019 Prof. Ricardo Gomez

O artigo “TRPV4 and KRAS and FGFR1 gain-of-function mutations drive giant cell lesions of the jaw”, é um estudo inédito que traça o perfil genético de tumores dos ossos maxilares, apontando mutações que podem se tornar possíveis alvos terapêuticos em casos agressivos da doença. A pesquisa gera um impacto na classificação clínica das lesões de células gigantes dos maxilares.

Ambos os pesquisadores foram bolsistas da CAPES nas modalidades Pós-Doutorado e Estágio Sênior. Ricardo Gomez diz sentir-se responsável em “devolver” ao seu país tudo o que recebeu: “aprendemos diversas metodologias no campo da Biologia Molecular e suas aplicações no estudo do câncer que serão bastante úteis no treinamento de recursos humanos no Brasil. Isso implicará diretamente na melhor qualidade dos trabalhos que desenvolvemos em nosso laboratório na UFMG”.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu