Sala de Imprensa Notícias Trabalho de bolsista é reconhecido na Espanha
GIGAPP

Trabalho de bolsista é reconhecido na Espanha

Publicado: Sexta, 11 Janeiro 2019 17:17 , Última Atualização: Sexta, 11 Janeiro 2019 17:17

Especialista em Formação Avançada para Consultores em Finanças, a bolsista da CAPES, Rosinele Oliveira, apresentou em Madri, Espanha, um trabalho que discute a gestão de políticas públicas que promovem o desenvolvimento local. Sua apresentação foi feita durante o congresso do Grupo de Investigación em Gobierno, Administración y Politicas Publicas (GIGAPP), e teve foco nos Programas brasileiros de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação escolar (PNAE). O evento ocorreu entre os dias 24 a 27 de setembro de 2018.

O trabalho despertou o interesse de outros pesquisadores. Até o evento, a pesquisa restringia-se a uma análise de municípios de pequeno porte do estado do Pará. Depois da apresentação, a bolsista recebeu o convite para fazer um doutorado sanduiche na Espanha: “Em janeiro de 2019 iniciarei a pesquisa de campo na Espanha. Será feita uma abordagem relacionando Brasil (Amazônia) e Espanha. Isso só é possível de ser feito graças ao apoio da CAPES”, afirma.

O interesse de Rosinele pelo assunto vem de uma proximidade com o tema: ela nasceu no município de Baião (PA), cuja base econômica está alicerçada na agricultura familiar. Ali, são as políticas públicas que contribuem para a promoção do desenvolvimento local. Seu trabalho discute a gestão dos programas PAA e PNAE em nível municipal, e pretende mostrar qual a contribuição para o desenvolvimento local, ao mesmo tempo em que busca compreender quais as dificuldades de aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar.

Segundo dados do IBGE de 2018, a agricultura familiar representa 70% a 90% dos estabelecimentos agropecuários do país. No Brasil, atualmente, estamos na terceira geração de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e os programas citados, além de criarem mercados protegidos para este segmento, servem como referência no enfrentamento à pobreza para diversos países.

Sobre a GIGAPP
O Grupo de Investigación em Gobierno, Administración y Politicas Publicas (GIGAPP), surgiu em 2010, baseado em valores de abertura, rigor, conhecimento aplicado e inovação. Com quase mil pesquisadores em sua rede de governo, gestão pública e análise de políticas públicas, o GIGAPP é uma comunidade de pesquisa consolidada que desenvolve continuamente atividades de pesquisa, ensino, extensão acadêmica e assistência técnica.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu