Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Workshop discute formas de avaliação
Início do conteúdo da página
U-Multirank

Workshop discute formas de avaliação

Publicado: Terça, 04 Dezembro 2018 18:05 | Última Atualização: Sexta, 07 Dezembro 2018 10:04

Representantes do consórcio independente U-Multirank estiveram nesta terça-feira, 04, na CAPES para apresentar seu produto. O sistema oferece ferramentas que classificam instituições de ensino superior (IES) conforme sua avaliação.

Representantes da CAPES e do consórcio independente U-Multirank.
Representantes da CAPES e do consórcio independente U-Multirank. (Foto: Haydée Vieira - CCS/CAPES)

Os usuários do U-Multirank podem comparar as instituições em diversas categorias. São considerados diferentes indicadores. Entre as possibilidades de comparação estão: ensino e aprendizagem, pesquisa, transferência de conhecimento, orientação internacional e engajamento regional.

Durante o evento, representantes internacionais tiveram uma visão geral da CAPES e o papel desenvolvido pela coordenadoria no país. Durante o dia o debate girou em torno do trabalho de avaliação feito pela CAPES e seu aprimoramento.

Sônia Báo, diretora de Avaliação, afirma que a troca de experiência é vantajosa para aprimorar o sistema brasileiro. “Vamos ver o que eles fazem lá fora e que a gente consegue adaptar ao nosso sistema. Sempre com clareza, sabendo que essa adaptação é um processo lento, de envolvimento da comunidade, porque se não a gente não consegue fazer grandes mudanças. ”

O consórcio é liderado pelos Centre for Higher Education, na Alemanha, Center for Higher Education Policy Studies da Universidade de Twente, Centre for Science and Technology Studies, da Universidade de Leiden, ambos na Holanda, e pela Foundation for Knoweldge and Development, da Espanha.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Fim do conteúdo da página