Sala de Imprensa Sala de Imprensa Notícias NoPa: sucesso em eficiência energética e gestão florestal
Brasil-Alemanha

NoPa: sucesso em eficiência energética e gestão florestal

Publicado: Segunda, 26 Novembro 2018 14:53 , Última Atualização: Terça, 18 Dezembro 2018 15:33

Soluções para o desflorestamento, gestão de barragens e resíduos sólidos são alguns dos resultados apresentados no relatório do Programa Novas Parcerias (NoPa). A publicação apresenta um balanço dos oito anos do programa, encerrado em junho. O NoPa é uma iniciativa conjunta Brasil-Alemanha de apoio a pesquisas nas áreas de energias renováveis e gestão sustentável de florestas tropicais. Metodologia, fatores de sucesso e desafios estão entre os itens discutidos no relatório, lançado em outubro.

A revista traz seis pesquisas bem-sucedidas implementadas na última fase do programa. Entre eles estão o projeto Eco-Respira-Amazon, que propõe um meio para recuperar solo degradado da floresta amazônica. Já o SeWaMa usa métodos avançados de detecção de sedimentos para aprimorar a gestão de barragens. No projeto Purixum, o foco é conciliar uso responsável de recursos naturais e melhoria das condições de vida de populações envolvidas no ciclo econômico da castanha-do-Pará.

26112018 normal 180223 apd evento reservatorios ufpr nopa1

Criado em 2010, durante o Ano Brasil-Alemanha da Ciência, o NoPa é uma iniciativa conjunta entre CAPES, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ). Ao longo dos oito anos, 20 projetos foram apoiados. No total, 120 parceiros foram mobilizados, entre universidades, centros de pesquisa, instituições públicas e do setor privado.

Os parceiros da CAPES demonstraram satisfação com o resultado do programa. “Expressamos nossa profunda gratidão ao Ministério da Educação do Brasil e ao Ministério Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) pelo financiamento e pelo comprometimento”, disse Lars Gerold, do DAAD. “Esperamos que as experiências coletivas do NoPa inspirem o desenvolvimento de novos modos de cooperação e abordagens conjuntas de produção de conhecimento em outras partes do mundo”, afirmou Christoph Büdke, responsável pelo programa no GIZ.

Confira o relatório do NoPa (em inglês).

Assista a depoimentos de envolvidos no NoPa.

Confira o site do NoPa, que traz publicações sobre o método do programa e traz mais casos de pesquisas aplicadas.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu