Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > AO VIVO: CAPES abre o 1º painel de hoje no ENPROP
Início do conteúdo da página
No ar

AO VIVO: CAPES abre o 1º painel de hoje no ENPROP

Publicado: Quinta, 25 Outubro 2018 08:16 | Última Atualização: Segunda, 05 Novembro 2018 14:08

Nos dias 24 e 25 de outubro, dirigentes da CAPES estarão presentes no 34ª Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP), em Florianópolis (SC). O tema do encontro deste ano é Conhecimento, Soberania e Desenvolvimento Nacional. Os debates ocorrerão no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A CAPES vai transmitir ao vivo em seu canal do Youtube a programação citada abaixo.

Na pós-graduação, a CAPES atua em várias frentes como avaliação, bolsas de estudo, fomento à pesquisa, internacionalização da ciência e acesso à produção científica. Uma das ações em destaque este ano é o início do funcionamento do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), criado para dar maior visibilidade à pesquisa científica realizada no país.

O incentivo às redes de pesquisa internacionais integradas às instituições brasileiras e o estímulo à mobilidade internacional de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação, também fazem parte do Programa. O investimento anual do PrInt será de R$ 300 milhões e 36 instituições de ensino e pesquisa foram selecionadas para desenvolver seus projetos ao longo de quatro anos.

Além do PrInt, durante o ENPROP, a CAPES prestará informações sobre bolsas e recursos para o ensino e pesquisa no Brasil e no exterior, assim como o modelo de avaliação da pós-graduação e acesso ao Portal de Periódicos. No local do encontro, funcionarão duas salas onde técnicos farão o atendimento ao público.

O Fórum de Pró-Reitores (Foprop), responsável pela organização do encontro, foi criado há 33 anos e é composto por representantes de 248 instituições de ensino e de pesquisa associadas. Tem entre suas missões a propositura de políticas de pesquisa às agências de fomento do Brasil, além de incentivar a inovação e pós-graduação no país e colaborar com as associações de dirigentes universitários e com as instituições de fomento para o desenvolvimento do setor.

Programação:

Dia 25/10

8h - A avaliação da avaliação
Abílio Baeta Neves – Presidente da Capes
Luis R. L. Curi – Presidente da CES -CNE
Jorge Luís Audy – PNPG

10h - Expansão e financiamento da pós-graduação
Geraldo Nunes Sobrinho –Diretor de Programas e Bolsas no País - CAPES
Sonia Nair Báo –Diretora de Avaliação - CAPES
Luis Manuel Fernandes – Conselho Técnico Científico da Educação Superior

14h - Internacionalização e Excelência: balanço e novos desafios
Concepta M. Pimentel - Diretora de Relações Internacionais - CAPES
Carlos G. Carlotti Junior - USP/FOPROP
Luis Valcov Loureiro - Fulbright Brasil

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Fim do conteúdo da página