Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem estande e programas da CAPES
Início do conteúdo da página
Tecnologia

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem estande e programas da CAPES

Publicado: Terça, 16 Outubro 2018 11:28 | Última Atualização: Sexta, 19 Outubro 2018 17:23

Ciência para a redução das desigualdades é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorre entre 15 e 21 de outubro no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A CAPES estará presente e vai expor três de seus programas que ajudam a diminuir a desigualdade e contribuem para democratizar o acesso às informações: Portal de Periódicos, REMAR e Britannica Escola.

SNCT MG 0110
Visitantes no estande da CAPES na 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Foto: Haydée Soares - CCS/CAPES)

Com 18 anos de existência, o Portal de Periódicos da CAPES oferece mais de 45 mil títulos de forma livre e gratuita para as instituições brasileiras. Estudantes de mais de 400 Instituições de Ensino Superior (IES) acessam o conteúdo científico internacional. Em 2018, o portal recebeu o investimento de R$ 402 milhões para atender as demandas dos setores acadêmicos, produtivos e governamentais, em regime de colaboração. O Portal de Periódicos ajuda a diminuir o déficit das bibliotecas brasileiras quanto à informação científica internacional e também contribui para reduzir as desigualdades regionais no meio acadêmico, oferecendo vasto conteúdo atualizado em pesquisas e estudos no mundo.

O REMAR é um projeto que busca facilitar e ampliar a construção e o reuso de recursos educacionais abertos (REA) por meio de uma plataforma web para aprendizagem em ambientes digitais. O projeto, que conta com apoio da CAPES e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), oferece jogos educativos através de um portal. Os REA ajudam a democratizar o acesso à educação de qualidade e sustentável, seja de forma presencial ou a distância. O movimento pela Educação Aberta está em expansão e pretende compartilhar o conhecimento com recursos abertos, gratuitos e de livre acesso em todo o mundo.

Já a Britannica Escola é uma parceria entre a CAPES e a Encyclopædia Britannica e disponibiliza recursos digitais para o ensino fundamental. São oferecidos cursos voltados para a educação básica por meio online. No portal, alunos e professores poderão utilizar, durante o processo de aprendizado, ferramentas de ensino e recursos multimídia disponíveis, como artigos de enciclopédia, imagens e vídeos, atlas do mundo, biografias, notícias diárias voltadas para as crianças, jogos, recursos interativos de geografia, entre outros. O site é gratuito e em português.

Horário de funcionamento da SNCT:
Terça, quinta e sexta: 8h30 às 18h
Quarta: 8h30 às 22h
Sábado: 9h30 às 19h
Domingo: 9h às 18h


(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Fim do conteúdo da página