Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Portaria oficializa novas diretrizes em polos UAB
Início do conteúdo da página
Universidade Aberta do Brasil

Portaria oficializa novas diretrizes em polos UAB

Publicado: Quarta, 26 Setembro 2018 18:01 | Última Atualização: Quarta, 26 Setembro 2018 18:17

Uma portaria publicada na manhã desta quarta-feira, 26, apresenta orientações de admissibilidade para novos polos, assim como sua permanência e desligamento no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O documento publicado no Diário Oficial da União (DOU) afirma que a admissão de novos polos deverá respeitar o cronograma anual da DED/CAPES, definindo que a solicitação de polo feita em um semestre terá a resposta no seguinte, de modo a haver tempo hábil para a análise das informações do município em questão, como IDH, IDEB, população, quantidade de professores nos ensinos médio e fundamental, além da quantidade de professores que necessitam de graduação e licenciatura.

Sobre o desligamento de polos, Polos Aptos com Pendências (AP) ou Não Aptos (NA), aqueles que não comprovaram a solução de suas fragilidades dentro dos prazos especificados pela CAPES serão desligados ou entrarão em processo de desligamento, o que ocorrerá após o término do(s) curso(s) em atividade.

Os polos da UAB são unidades acadêmicas onde os cursos são oferecidos para dar aos estudantes um espaço adequado e de qualidade para a realização de seus cursos. Atualmente são quase 900 polos em todo o Brasil, mantidos pelos governos municipal e estadual ou por instituições de ensino superior.

Alexandre Póvoa, coordenador geral de inovação em EAD, ressalta a importância do polo: “eles acabam também por suprir necessidades. Onde não tem link de internet o polo disponibiliza para os alunos e até para a comunidade em geral. Em outros locais, há a necessidade de equipamentos e o polo supre com o laboratório de informática”.

(Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura “CCS/CAPES”

Fim do conteúdo da página