Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Artigo analisa programas com base em teoria da mudança
Início do conteúdo da página
Seminário

Artigo analisa programas com base em teoria da mudança

Publicado: Quinta, 13 Setembro 2018 17:43 | Última Atualização: Quinta, 13 Setembro 2018 17:46

A vida é feita de fases e mudanças. Cada pessoa passa por experiências próprias em momentos distintos. Isso também acontece com políticas públicas, que acompanham as mudanças sociais e passam por adaptações e aprimoramentos.

As mudanças em programas federais foram tema de um artigo apresentado por Walner Mamede, analista da Diretoria de Relações Internacionais, no I Seminário de Avaliação de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), com o apoio da CAPES. O analista participou ativamente do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e da elaboração do Programa Institucional de Internacionalização (Print).

Mamede usou a Teoria da Mudança para explicar como elementos implícitos ao pensamento dos gestores contribuíram para o novo programa de internacionalização da CAPES, o Print, a partir do CsF. “A Teoria da Mudança propõe que tudo isso seja realmente explicitado, na ponta do lápis, para que as pessoas acompanhem isso ao longo do desenvolvimento do programa e, ao final, os responsáveis pelo programa ou as equipes contratadas para sua avaliação tenham isso e possam medir se os objetivos foram realmente alcançados”, ressaltou.

Para produzir o artigo, Walner Mamede usou como base sua tese de doutorado, desenvolvida em 2016, associando informações de sua vivência nas reuniões de ambos os programas a relatórios técnicos, documentos de gestão e literatura sobre o assunto.

(Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura “CCS/CAPES”

Fim do conteúdo da página