Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Nota de solidariedade à comunidade científica e à sociedade brasileira
Início do conteúdo da página
Museu Nacional do Rio de Janeiro

Nota de solidariedade à comunidade científica e à sociedade brasileira

Publicado: Segunda, 03 Setembro 2018 15:55 | Última Atualização: Segunda, 03 Setembro 2018 15:55

A Diretoria Executiva da CAPES vem, por meio desta, lamentar a perda e prestar solidariedade aos alunos, aos professores e à administração do Museu Nacional do Rio de Janeiro e à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com o incêndio no Museu Nacional, a pós-graduação e a pesquisa brasileira perderam, neste fim semana, mais de 20 milhões de mostras da história do Brasil e do mundo. Uma perda irreparável.

Instituição histórica mais antiga do país, o Museu foi o centro de pesquisa e educação mais proeminente do Brasil. Artefatos de valor inestimável em termos históricos, culturais e educacionais viraram cinzas e 200 anos de trabalho, pesquisa e conhecimento foram perdidos.

O Museu da Quinta da Boa Vista, como era conhecido, inspirou gerações de brasileiros e estrangeiros e deixou sua marca na história como o maior e mais importante Museu de Ciência da América Latina. Pelo seu histórico, sua imediata reconstrução torna-se imprescindível; do mesmo modo, toda a sociedade deve voltar seus olhos, e unir suas forças para a manutenção de outros importantes repositórios de memória, cultura, história e educação nacional.

Fim do conteúdo da página