Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Etapa do Plano de Ação da Parceria para Governo Aberto conta com a participação da CAPES
Início do conteúdo da página
Governo Aberto

Etapa do Plano de Ação da Parceria para Governo Aberto conta com a participação da CAPES

Publicado: Segunda, 20 Agosto 2018 17:12 | Última Atualização: Segunda, 20 Agosto 2018 17:14

A CAPES iniciou sua participação no 4º Plano de Ação da Parceria para Governo Aberto (OGP). Lançada em 2011, esta iniciativa internacional multilateral conta, atualmente, com a participação de 75 países. Seu objetivo é promover uma maior transparência nas informações e atos governamentais, envolvendo a participação social, o combate à corrupção, o fomento à inovação e à utilização de novas tecnologias, de modo a fortalecer a governança democrática, aproximando governos e cidadãos.

A cada dois anos, os países que integram a OGP elaboram Planos de Ação Nacional para desenvolver determinadas áreas em relação aos desafios propostos pela Parceria. No 4º Plano (2018-2020) foram priorizados dez temas/desafios. “Inovação e governo aberto na ciência” foi um deles.

Representantes da CAPES, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade de Brasília (UnB), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da Open Knowledge Brasil elaboraram, em oficinas de cocriação, o Compromisso de “estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da ciência aberta no Brasil”.

Para executar as estratégias, foram organizados nove grandes marcos. A CAPES está envolvida em três deles, a saber: Promoção de ações de sensibilização, participação e capacitação em Ciência Aberta, Articulação com agências de fomento para a implantação de ações de apoio à Ciência Aberta e Articulação com editores científicos para a implantação de ações em apoio à Ciência Aberta.

Para saber mais sobre a parceria, acesse.
Todas as oficinas de cocriação e os compromissos assumidos no 4º Plano de Ação da OGP-Brasil podem ser acompanhados no site.

Fim do conteúdo da página